Operação Boca de Lobo: PF faz buscas em endereços de Pezão
Agentes cumprem 31 mandados de busca e apreensão em seis municípios, incluindo Barra do Piraí, onde o governador do Rio tem casa
Rio de Janeiro|Bruna Oliveira, do R7, com Record TV Rio
A Polícia Federal cumpre 31 mandados de busca e apreensão na Operação Boca de Lobo que prendeu o governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, na manhã desta quinta-feira (29). Os agentes fazem buscas em endereços de seis municípios, incluindo Barra do Piraí, onde Pezão tem uma casa.
De acordo com a PF, 150 policiais federais estão nas ruas para cumprir nove mandados de prisão preventiva determinados pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça). A ação ocorre na capital fluminense, Piraí, Barra do Piraí, Volta Redonda e Bom Jardim, além de Juiz de Fora, em Minas Gerais.
Leia também
A ação foi deflagrada com a finalidade de reprimir crimes de lavagem de dinheiro, organização criminosa e corrupção ativa e passiva, cometidos pela alta cúpula da administração do Governo do Estado do Rio de Janeiro.
Leia também: Witzel diz que transição no Rio não será afetada com prisão
As investigações tiveram início, em julho deste ano, após a homologação do acordo de delação premiada de Carlos Miranda, operador financeiro do esquema do ex-governador Sérgio Cabral.
A operação conta com a participação do Ministério Público Federal e da Receita Federal.
Nome da operação
O nome da operação faz uma referência aos dispositivos instalados em vias públicas para receberem o escoamento das águas da chuva drenadas pelas sarjetas com destino às galerias pluviais, assim como desvios de recursos causam a sensação na sociedade de que o dinheiro público escorre para o esgoto.
Assista abaixo à reportagem O Rio de Janeiro na Lama: