Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Jornalista que filmou guardas agredindo mulher na Cracolândia (SP) é ameaçado por moradores

Após repercussão do vídeo nas redes sociais, policiais que participaram da agressão no centro da capital foram afastados

São Paulo|Mariana Rosetti, da Agência Record

Jornalista filmou abordagem agressiva dos policiais contra uma mulher na Cracolândia
Jornalista filmou abordagem agressiva dos policiais contra uma mulher na Cracolândia

Um jornalista foi intimidado e ameaçado por um grupo de moradores após filmar agressão a uma mulher, cometida por GCMs (guardas civis metropolitanos), na região da Cracolândia, no centro de São Paulo, no sábado (28).

A denúncia foi feita pelo jornalista Caio Castor, que também é videorrepórter e documentarista. As imagens gravadas por ele mostravam uma mulher sendo agredida com cassetete e spray de pimenta por agentes da GCM. O vídeo que ele publicou nas redes sociais viralizou.

Leia também

Por ser morador do bairro, o jornalista está em grupos de WhatsApp da região. Ele começou a perceber mensagens de reclamação de vizinhos após a publicação do vídeo.

Em um dos grupos, uma pessoa diz: "Estou muito triste por saber que um dos moradores do prédio está fazendo essas filmagens que só vão prejudicar a nós mesmos". Outra comenta: "Precisamos saber qual morador fez isso".


Uma segunda mensagem sugere que Caio seja esfaqueado. A pessoa diz: "Gostaria muito que quem fez isso fosse agredido. Esfaqueado na rua por esses 'noias'..." – em uma referência aos usuários de drogas da Cracolândia. Outro morador faz ameaça mais contundente: "Se a GCM sair daqui, esse morador vai ter problema sério".

Ameaças contra o jornalista em aplicativo de mensagens
Ameaças contra o jornalista em aplicativo de mensagens

Um dos membros do grupo divulgou a identidade, o condomínio e apartamento do jornalista. Por volta das 18h30 do sábado, cerca de 15 pessoas se reuniram e foram até o condomínio, onde ele mora com a mulher e a filha.


O interfone começou a tocar incessantemente, segundo Caio. Quando decidiu atender, afirma ele, uma pessoa o xingou e ameaçou invadir o apartamento e "quebrar tudo".

Caio disse que temeu pela própria vida e também pela família. Dessa forma, entrou em contato com alguns amigos que moram na região, que acionaram a polícia.


Quando a Polícia Civil chegou ao condomínio, o grupo já havia se dispersado, contou ele. O jornalista foi escoltado com a família e, desde então, está em outro endereço, por questões de segurança.

Caio registrou um boletim de ocorrência eletrônico de ameaça, e o caso será investigado pelo 77º DP (Santa Cecília). A vítima disse à reportagem que acompanha as movimentações e ações policiais na região da Cracolândia desde 2015.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.