Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Exposição intensa ao sol é um dos grandes vilões do herpes

Cuidados na escolha dos alimentos podem se tornar aliado no combate à doença

Saúde|Do R7

Herpes aparece com maior frequência na região dos lábios
Herpes aparece com maior frequência na região dos lábios Herpes aparece com maior frequência na região dos lábios

Mais comum do que se imagina, 90% da população mundial convive com o vírus do herpes, segundo dados da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia). Apesar do alto índice de portadores, apenas 10% das pessoas infectadas não produzem imunidade suficiente para o combate da doença, explica a nutricionista Thais Pilloto Duarte.

— Para reverter esses índices, o ideal é abolir os alimentos ricos em arginina, como carnes, cereais, leite, queijo, chocolates e castanhas. Por outro lado, é importante incluir na dieta alimentos que contam com vitaminas C, E e zinco.

O herpes aparece com maior frequência na região dos lábios e se manifesta inicialmente com coceira e ardência. Depois, formam-se pequenas bolhas que se rompem e liberam líquido rico em vírus, formando uma ferida. A duração aparente da doença varia de cinco a dez dias.

Vírus do herpes pode aumentar o risco de problemas de memória

Publicidade

Além da baixa imunidade, a dermatologista Adriana Cristina Caldas cita outros fatores que podem desencadear a doença.

—Exposição intensa ao sol, fadiga física e mental, estresse, febre e infecções que diminuem a resistência.

Publicidade

Pai é proibido de ver filho após pegar terrível herpes

Segundo a especialista, a arginina é um aminoácido encontrado nos alimentos que contém proteína e atua na queda da imunidade. Por isso, a necessidade de investir em uma alimentação rica em vitaminas e nutrientes para prevenir o quadro.

Publicidade

— Em uma alimentação simples é possível ingerir tudo. A vitamina C está presente em frutas cítricas, como a laranja e o limão. É possível aproveitar a vitamina E dos óleos vegetais, aqueles de soja, milho e girassol. O zinco é encontrado em uma lista extensa de alimentos que inclui alface, couve e beterraba, entre outros.

Para tratar o herpes, a dermatologista reforça que a prescrição dos medicamentos varia de acordo com a intensidade da doença.

— Em casos mais simples, pomadas e cremes de uso local já são eficientes. Nos mais complexos, remédios de via oral, os comprimidos, são indicados.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.