Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Mudanças de estilo de vida podem aliviar sintomas da menopausa

Emagrecer, incluir atividades físicas na rotina, comer de forma saudável e diminuir bebidas alcoólicas ajudam no climatério 

Saúde|Do R7


Atividades físicas podem ajudar mulheres no alívio dos sintomas da menopausa
Atividades físicas podem ajudar mulheres no alívio dos sintomas da menopausa

As mulheres já sabem que a partir dos 45 anos, mais cedo ou mais tarde, passarão pela fase da menopausa e junto com ela vêm todos os sintomas que incomodam o dia a dia feminino. Os efeitos mais comuns são ondas constantes de calor, que são os chamados fogachos; sono intercortado, transpiração excessiva, transtornos de humor, com algumas características depressivas, entre outras manifestações.

O tratamento, na maioria dos casos, é feito com uso de reposição hormonal ou remédios sem hormônio que amenizam os sintomas. Porém, um estilo de vida mais saudável pode ajudar a deixar esse período um pouco mais tranquilo.

O ginecologista Luciano de Melo Pompei, presidente da Comissão Nacional Especializada em Climatério da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia), explica que alguns estudos mostram a melhora dos efeitos do climatério associada a um estilo de vida bom, já outros não relatam grandes mudanças. Porém ele ressalta que para a saúde da mulher de maneira geral é fundamental.

"Os estudos mostram que, principalmente os exercícios físicos, podem ter um impacto no alívio dos sintomas, mas menores. Ajuda nas ondas de calor? Ajuda, mas nem tanto. Já na saúde é fundamental. Ter atividade física adequada, alimentação correta, parar de fumar são mudanças importantes, principalmente, no futuro da saúde das mulheres e na prevenção de doenças", diz Pompei.

Publicidade

Já a perda de peso tem efeitos mais significativos no alívio de sintomas da menopausa. "Muitas mulheres chegam nessa fase acima do peso e perder peso, retornar ao peso correto, contribui para a diminuição em algum grau dos fogachos", afirma o médico.

Quando o assunto é ser saudável, o consumo de bebidas alcoólicas não faz parte do planejamento. No caso das mulheres na menopausa, é mais contraindicados ainda.

Publicidade

"O álcool tem propriedades vasodilatadoras, por isso as pessoas quando bebem ficam com o rosto mais avermelhado, permite maior fluxo sanguíneo para a pele. E justamente essas ondas de calor decorre de uma vasodilatação desses vasos que levam o sangue para a pele. Uma redução na ingestão de bebidas alcoólicas por contribuir", orienta Pompei.

Outras sugestões apontadas por médicos é a redução de bebidas e alimentos estimulantes, como cafeína, chocolates e chás, e bebidas quentes.

Publicidade

"Procurar um estilo de vida que inclua exercícios físicos; ter alimentação saudável, pobre em carboidratos e rica em verduras, frutas, legumes, proteína, cálcio; parar de fumar; não exagerar na ingestão de bebidas é importante como um todo. Com relação ao climatério, vai aliviar um pouco os sintomas, mas na maioria dos casos, será necessário de tratamento medicamentoso", conta o ginecologista.

O tratamento considerado mais efetivo para acabar com os sintomas da menopausa é a reposição hormonal. Mas, algumas mulheres não podem ou não querem usar essa técnica e existem no mercado medicamentos não hormonais que podem aliviar parte dos efeitos que atrapalham as mulheres.

Muitas pessoas não gostam muito da ideia de usar hormônios, o médico explica que o uso é válido se existiram evidências que os benefícios superam os riscos.

"O medicamento é bem-vindo quando tem uma indicação correta, não existe contraindicação e a quando a paciente aceita. Na realidade ele é usado quando existe uma relação risco benefício favorável. Mas benefícios do que risco é uma escolha correta, não devemos dar remédios demais às pessoas, mas devemos usar quando necessário", conclui Luciano.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.