Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Tecnologia e Ciência

Estudo revela que uma das luas de Urano pode ter um oceano subterrâneo

Imagens capturadas em 1986, revelam um terreno diferente em Miranda, que pode ter sido moldado por forças de maré

Tecnologia e Ciência|Do R7

As imagens da Voyager 2, capturadas em 1986, mostram um terreno diferente em Miranda Reprodução/NASA/Jet Propulsion Laboratory-Caltech

Um novo estudo revela que Miranda, uma das luas de Urano, pode abrigar um oceano de água sob sua superfície.

Tom Nordheim, cientista do Laboratório de Física Aplicada Johns Hopkins, afirmou que a descoberta é surpreendente, e ainda sugeriu que existem mundos oceânicos em um dos planetas mais distantes do sistema solar.

As imagens da Voyager 2, capturadas em 1986, mostram um terreno diferente em Miranda, que pode ter sido moldado por forças de maré.

Uma equipe liderada por Caleb Strom revisitou essas imagens e, por meio da engenharia reversa, desenvolveu um modelo que mostrou a existência de um oceano, possivelmente entre 100 e 500 milhões de anos atrás. Este oceano subterrâneo teria até 100 km de profundidade, sob uma crosta de apenas 30 km.


Os pesquisadores acreditam que as forças de maré entre Miranda e suas luas vizinhas foram importantes para manter este oceano aquecido, mas o resfriamento seguinte pode ter desacelerado esse processo.

Tom Nordheim destacou que a presença de rachaduras na superfície indica que Miranda ainda pode conter água. Esta nova visão sobre a lua é parecida com descobertas anteriores sobre Encélado, uma lua de Saturno que também possui um oceano e atividades geológicas.

Sendo assim, Miranda deve se tornar um alvo para futuros estudos sobre habitação em outros mundos do sistema solar.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.