Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Dilma cobra agilidade de ministros em reunião de sete horas em Brasília

Presidente discutiu conclusão de obras federais e resultados de programas sociais no encontro

Brasil|Da Agência Brasil, com R7

A ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, após a reunião
A ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, após a reunião

A presidente Dilma Rousseff cobrou de seus ministros maior agilidade na conclusão de obras federais e na entrega de resultados nos programas sociais durante uma reunião de sete horas realizada neste sábado (2) no Palácio da Alvorada, em Brasília.

No encontro, Dilma discutiu com 15 de seus 39 ministros das áreas social e de infraestrutura o cronograma de obras em setores como saúde, educação e infraestrutura — algumas delas consideradas vitrines para sua campanha à reeleição presidencial, no próximo ano.

De acordo com o porta-voz da Presidência, Thomas Traumman, a presidente pretende fazer semanalmente reuniões sobre áreas específicas do governo. Os próximos encontros, disse ele, tratarão de eventos esportivos e agricultura. Ela pretende ainda promover uma nova reunião sobre infraestrutura.

Segundo a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, que negou uma motivação eleitoral no encontro, a reunião de hoje foi proveitosa. De acordo com ela, a presidenta fez um balanço detalhado das ações nas áreas social e de infraestrutura e perguntou sobre o andamento e as condições dos programas. A ministra disse ainda que o encontro serviu como uma prestação de contas.


— Temos agenda de entrega de várias obras que vão ser executadas principalmente neste final de ano. É uma prestação de contas à população. Afinal, a presidenta lançou uma série de programas, fez compromissos e está na hora de o governo fazer as entregas. Um governo é eleito, organiza seus programas, faz um compromisso com a população e tem de prestar contas. Estamos em um momento de prestação de contas e de entrega.

Leia mais notícias de Brasil


Entre as ações consideradas prioritárias na área social, a ministra citou a construção de unidades básicas de Saúde, o Programa Mais Médicos, a construção de creches e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec), programa de qualificação profissional. Na área de infraestrutura, Gleisi mencionou a concessão de rodovias e aeroportos e a entrega de unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida.

De acordo com a ministra da Casa Civil, com base nas informações dos ministros, o governo elaborará um cronograma de conclusão de obras e apresentação de resultados de ações sociais.


— As agendas vão ser organizadas de acordo com as entregas. Isso [o cronograma] vai ser divulgado em um momento futuro.

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo negou que a reunião tenha resultado em mudança de estratégia do governo.

— A presidenta não mudou nada do que tem de planejado. Ela só quer que as coisas aconteçam e está preocupada com os resultados. Ela perguntou especificamente de determinados programas, como o Mais Médicos. O encontro foi nessa linha.

Antes de a reunião começar, por volta das 10h deste sábado, a presidente declarou em uma rede social estar empenhada em melhorar a qualidade dos serviços públicos no País.

— Considero que governar é oferecer à população serviços públicos com cada vez maior qualidade e honrar a confiança em nós.

Entre os presentes no encontro estiveram os ministros Edison Lobão (Minas e Energia); Paulo Bernardo (Comunicações); Alexandre Padilha (Saúde); Aguinaldo Ribeiro (Cidades); Eleonora Menicucci (Secretaria das Mulheres); Pepe Vargas (Desenvolvimento Agrário); Izabella Teixeira (Meio Ambiente); César Borges (Transportes); Francisco Teixeira (Integração Nacional); Miriam Belchior (Planejamento); Gleisi Hoffmann (Casa Civil); Aloísio Mercadante (Educação); Antônio Henrique Pinheiro (Secretaria de Portos); Ideli Salvatti (Relações Institucionais); Tereza Campello (Desenvolvimento Social). O presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda, também participou da reunião.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.