Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Equipe de trabalho para criar reforma política terá 14 deputados 

Cândido Vacarezza (PT-SP) foi nomeado o coordenador do grupo pelo presidente da Câmara

Brasil|Do R7, com Agência Câmara

A equipe de trabalho da Câmara responsável por fazer a reforma política sair do papel será formada por 14 deputados federais. Cândido Vaccarezza (PT-SP) foi nomeado nesta quarta-feira (10) pelo presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), o coordenador do grupo de trabalho.

Vacarezza anunciou hoje, em plenário, a primeira reunião do grupo, para debater o plano de trabalho. O grupo terá a tarefa de estudar e elaborar propostas referentes à reforma política e à consulta popular sobre o tema dentro de 90 dias.

Além do petista, fazem parte do grupo os deputados Marcelo Castro (PMDB-PI), Marcus Pestana (PSDB-MG), Guilherme Campos (PSD-SP), Espiridião Amin (PP-SC), Luciano Castro (PR-RR), Rodrigo Maia (DEM-RJ), Júlio Delgado (PSB-MG), Miro Teixeira (PDT-RJ), Antonio Brito (PTB-BA), Leonardo Gadelha (PSC-PB), Manuela D'Ávila (PCdoB-RS), Sandro Alex (PPS-PR) e o relator da reforma política, deputado Henrique Fontana (PT-RS).

Leia mais notícias de Brasil e Política


O líder do PT, deputado José Guimarães (CE), afirmou que deputados do PT, PDT e PCdoB devem fechar nesta tarde um projeto de decreto legislativo com as perguntas do plebiscito da reforma política. O texto, segundo ele, deverá ser mais restrito que aquele sugerido pelo governo.

Entram na proposta financiamento de campanha, sistema eleitoral e fidelidade partidária. Os deputados também planejam incluir referendos e plebiscitos como modalidade permanente de participação política, em formato ainda não divulgado.


São necessárias 171 assinaturas para que a proposta comece a tramitar na Câmara. Os três partidos somam 128 deputados, mas Guimarães está otimista quanto ao apoio à proposta. 

— Acho até que vamos conseguir com alguma facilidade as 171 assinaturas, mesmo sem apoio do PMDB, porque muitos deputados já manifestaram que vão apoiar o texto independentemente das lideranças.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.