FAB divulga em seu site voos de autoridades em aviões oficiais
Estão disponíveis dados sobre trajeto e data de viagem, além da razão para solicitar a aeronave
Brasil|Do R7
A FAB (Força Aérea Brasileira) começou a divulgar nesta segunda-feira (15), em seu site, as informações relativas aos voos solicitados por autoridades em suas aeronaves. Os registros estão disponíveis para consulta pública na seção “Acesso à Informação/Registro de Voos” do portal da instituição.
A decisão de tornar públicas as informações sobre trajeto, data, horário de decolagem e pouso do voo, além do motivo da solicitação da aeronave e número de passageiros transportados foi tomada após a revelação de que um ministro e os presidentes da Câmara e do Senado usaram aviões oficiais para ir ao jogo da seleção brasileira no Rio e a uma festa na Bahia.
Segundo a FAB, por razões de segurança as informações sobre os voos serão inseridas na página da instituição até às 18h do primeiro dia útil após o término da viagem.
Nos casos em que a missão oficial for composta de mais de um trecho, a informação virá a público no primeiro dia útil após a conclusão do último trecho voado. Serão divulgados apenas dados de voos já realizados.
De acordo com o Decreto n° 4.244, de 22 de maio de 2002, as autoridades só podem usar as aeronaves oficiais em casos de segurança e emergência médica, viagens a serviço ou deslocamentos para seus locais de residência permanente.
Nesta segunda, já estão no ar dados de viagens realizadas por dez ministros entre os dias 12 e 14 de julho. Segundo o site da FAB, os ministros solicitaram aviões para trabalhar, ir para casa no final de semana e emergência médica.