'Tinta invisível' é causa de problema que deixou 40 mil sem passaporte
Casa da Moeda afirma que produção foi retomada. Situação deve ser regularizada em sete dias
Brasil|Do R7
A Casa da Moeda informou que um problema com uma “tinta invisível” era o que impedia, desde a semana passada, a emissão de passaportes a brasileiros. A falha deixou 40 mil pessoas sem o documento.
A instituição afirmou, no início da noite desta quarta-feira (28), que a produção foi reiniciada após testes feitos com novo lote de papel e tintas serem aprovados.
A Casa da Moeda, que é responsável pela produção de passaportes no País, afirma que vai trabalhar em três turnos, 24 horas por dia, inclusive no final de semana, para regularizar a situação em até sete dias.
Pouco antes, a instituição havia informado que "representantes das empresas que fornecem matérias-primas (tintas e papel) utilizadas na produção de passaportes para a Polícia Federal" realizavam testes para identificar e corrigir a falha.
Tinta invisível
Segundo a Casa da Moeda o controle de qualidade detectou que uma tinta invisível, só é vista ao se aplicar uma luz ultravioleta, reagiu com outra tinta, afetando "ligeiramente" a foto do documento.
Ainda conforme a instituição, o problema, "apesar de ser estético e não comprometer a credibilidade dos elementos de segurança do documento", poderia causar transtornos ao cidadão brasileiro nas viagens internacionais.
Casos urgentes
Para os casos de emergência, a Polícia Federal informou que a emissão do passaporte está sendo feita nos postos da própria polícia.