Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Casos de varíola do macaco sobem para 13 no DF 

Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou neste sábado (23) emergência internacional de saúde

Brasília|Jéssica Moura, do R7, em Brasília

OMS decreta emergência global por causa de varíola do macaco
OMS decreta emergência global por causa de varíola do macaco OMS decreta emergência global por causa de varíola do macaco

O total de casos confirmados de varíola do macaco subiu para 13 no Distrito Federal. Há mais 14 suspeitos em investigação. O balanço mais recente foi divulgado pelo Ministério da Saúde neste sábado (23). Em todo o país, os registros somam 696 diagnósticos.

Na capital federal, a infecção já teve a transmissão comunitária confirmada pela secretaria de Saúde. Isso porque pacientes que não viajaram contraíram a doença. Além disso, a origem das infecção já não pode mais ser rastreda na cidade. Os pacientes inectados, todos homens entre 20 e 39 anos, são de Águas Claras, Ceilândia, Itapoã, Plano Piloto, Park Way, São Sebastião, Vicente Pires e Riacho Fundo 2.

As amostras de exames colhidos no DF são encaminhados para o laboratório de referência no Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), por determinação do governo federal. A unidade têm a expertise para processar os exames. No entanto, a previsão da secretaria de Saúde é de que em até 15 dias os testes sejam processados no DF.

Leia também

Mais cedo, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, declarou emergência global de saúde para tentar conter o surto de varíola do macaco. Este é o mais alto nível de alerta da instituição e indica a necessidade de uma resposta internacional coordenada.

A decisão deste sábado foi tomada após uma reunião do Comitê de Emergência, em 23 de junho, convocada por Adhanom para discutir a doença, que afeta quase 17.000 pessoas em 74 países. Diante disso, o Ministério da Saúde informou que "tem articulado com a OMS as tratativas para aquisição da vacina da varíola dos macacos, de forma que o PNI (Programa Nacional de Imunizações) possa definir a estratégia de imunização para o Brasil".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.