Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Rita Lee é homenageada em audiências no Senado, com salva de palmas e minuto de silêncio; veja

'Irreverência ímpar', diz ministra da Cultura, Margareth Menezes; 'Jamais será esquecida', postou o presidente Lula em rede social

Brasília|Hellen Leite, do R7, em Brasília

Cantora foi homenageada durante audiência da Comissão de Segurança Pública do Senado
Cantora foi homenageada durante audiência da Comissão de Segurança Pública do Senado Cantora foi homenageada durante audiência da Comissão de Segurança Pública do Senado

A Comissão de Segurança Pública do Senado, que recebe o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, fez um minuto de silêncio para homenagear a cantora Rita Lee, que morreu, nesta segunda-feira (8), aos 75 anos, em São Paulo. O velório será aberto ao público e acontece nesta quarta-feira (10), no Planetário do Parque Ibirapuera, em São Paulo.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram

Enquanto Dino respondia aos questionamentos dos parlamentares, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) anunciou que a cantora havia morrido. "Acaba de falecer Rita Lee, rainha do rock brasileiro. Merece de todos nós todas as homenagens. Uma das maiores personalidades do nosso país, da música brasileira, poderia dizer fundadora do rock nacional", disse Randolfe.

Publicidade

"Vamos prestar um minuto de silêncio em homenagem a Rita Lee", orientou o presidente da sessão, senador Sergio Petecão (PSD-AC). Após o tempo de silêncio, os senadores e o ministro da Justiça aplaudiram a cantora. 

Mais homenagens

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), se manifestou pelas redes sociais. Segundo ele, Rita ajudou a transformar a música brasileira com sua criatividade e ousadia. "Jamais será esquecida e deixa na música e em livros seu legado para milhões de fãs no mundo inteiro", completou o petista.

Publicidade

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, se emocionou ao receber a notícia durante uma audiência pública da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal. Segundo ela, a perda é “impactante para todo o Brasil”.

“Rita Lee, a simbologia dela, todo legado como mulher, libertária. Eu fui influenciada diretamente por ela, que trouxe para nós uma irreverência ímpar”, disse, desejando força aos familiares. “Para sempre Rita Lee”, completou.

Publicidade

A ministra também pediu aos parlamentares que homenageassem Rita e o ex-deputado federal David Miranda, que morreu, nesta terça-feira (9), com um minuto de silêncio. 

Rita Lee

A informação da morte de Rita Lee foi confirmada no perfil oficial da cantora no Instagram. Ela lutava contra um câncer de pulmão desde 2021. Rita morreu em casa, ao lado da família. O velório e a cerimônia de cremação acontecerão nesta quarta-feira (10), em São Paulo.

"Comunicamos o falecimento de Rita Lee, em sua residência, em São Paulo, capital, na noite de ontem, cercada de todo amor de sua família, como sempre desejou", informou a família nas redes sociais da cantora.

"De acordo com a vontade de Rita, o seu corpo será cremado. A cerimônia será particular. Nesse momento de profunda tristeza, a família agradece o carinho e o amor de todos", concluiu o comunicado.

Em fevereiro deste ano, Rita Lee já tinha sido hospitalizada em estado "extremamente delicado", porém se recuperou e voltou para casa uma semana depois. Em abril de 2022, a família declarou que o câncer de Rita Lee estava em remissão e que a roqueira estava curada. Desde então, o tumor não tinha apresentado sinais de retorno.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.