Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Universitários do DF desenvolvem teste para detecção do vírus da Chikungunya

Parceria entre CEUB e UnB oferece exame com opção mais simples para manipulação e menor custo para a confecção dos kits

Brasília|Giovana Cardoso, do R7, em Brasília

Laboratório do Centro Universitário de Brasília (CEUB)
Laboratório do Centro Universitário de Brasília (CEUB) Laboratório do Centro Universitário de Brasília (CEUB)

Alunos de ciências biológicas do Centro Universitário de Brasília (CEUB), em parceria com o Laboratório de Virologia da Universidade de Brasília (UnB), desenvolveram testes moleculares capazes de detectar o vírus da chikungunya, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e Aedes albopictus.

Segundo os pesquisadores, o exame oferece uma opção mais simples para manipulação e menor custo financeiro para a confecção dos kits. O objetivo do estudo é melhorar as formas de prevenção, de diagnóstico e de tratamento das doenças virais no Brasil.

"A partir deste estudo, podemos propor o desenvolvimento de kits de diagnósticos específicos para este vírus com uma estratégia molecular diferente da que existe no mercado, com biotecnologia desenvolvida no país", afirmou a orientadora acadêmica do projeto, a professora doutora Anabele Azevedo Lima.

De acordo com um dos estudantes responsáveis pela pesquisa, Vinícius Diniz, os testes demonstraram alta precisão na detecção do vírus. O autor ainda destacou que a motivação para o desenvolvimento é o problema de saúde pública enfrentado pelo Brasil.

Publicidade

"Atualmente não existem medidas efetivas de combate ao vírus. O que existe hoje, de forma predominante, é apenas o combate ao mosquito", afirmou.

LEIA TAMBÉM: DF registra cinco mortes por Influenza neste ano

Publicidade

Chikungunya no DF

De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, foram notificados 790 casos prováveis da doença este ano, entre janeiro e outubro. 

A pasta informou que as regiões que mais apresentaram casos foram Plano Piloto, Taguatinga, Ceilândia, Samambaia e Águas Claras.

A chikungunya é uma doença viral que começou a circular no Brasil em 2014. Os principais sintomas são febre alta, dores nas articulações e manchas vermelhas na pele.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.