Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Salão do Automóvel de São Paulo terá novo endereço, ambiente climatizado e mais test drives

Maior feira de carros da América do Sul deixará o Parque Anhembi depois de décadas

Carros|Do R7

Organizadores acreditam que estrutura melhor fará a diferença
Organizadores acreditam que estrutura melhor fará a diferença Organizadores acreditam que estrutura melhor fará a diferença
Mapa do São Paulo Expo: nova casa do salão tem 110 mil m²
Mapa do São Paulo Expo: nova casa do salão tem 110 mil m² Mapa do São Paulo Expo: nova casa do salão tem 110 mil m²
Vendas de ingressos antecipados começam nesta quinta, 31/3
Vendas de ingressos antecipados começam nesta quinta, 31/3 Vendas de ingressos antecipados começam nesta quinta, 31/3

Quinto maior evento automobilístico do mundo, o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo retorna em 2016 em novo endereço. Após ocupar por décadas o Parque de Exposições do Anhembi, na zona Norte da capital, o motor show paulistano será realizado pela primeira vez no São Paulo Expo, antigo Centro de Exposições Imigrantes, no extremo Sul da cidade. A 29ª edição da feira ocorrerá entre os dias 10 e 20 de novembro, com — inédito — ambiente climatizado, estacionamento coberto e mais test drives para os visitantes.

Segundo Juan Pablo De Vera, presidente da Reed Exibithions Alcantara Machado, organizadora do evento, a mudança do local visa ampliar o número de visitantes, que foi de 756 mil pessoas na edição de 2014. Além disso, De Vera espera que a mudança de endereço proporcione maior conforto para o público e os expositores. Inteiro remodelado, o São Paulo Expo dispõe de 90 mil m² de espaço fechado e outros 20 mil m² de área externa, enquanto o Parque Anhembi dispõe de 76 mil m² dentro do pavilão.

— A ligação entre o Salão de São Paulo e o Anhembi é histórica, mas a falta de prazos para a sua reforma colaborou para que mudássemos o endereço desta próxima edição.

Salão da retomada

Publicidade

Para Luiz Moan, presidente da Anfavea, Associação Nacional das Fabricantes de Veículos, o Salão de São Paulo 2016 terá papel decisivo no restabelescimento do mercado brasileiro, que vive crise aguda nas vendas desde 2015. O executivo espera que a mudança de local não apenas melhore a qualidade do passeio, mas também movimente a economia, com maior quantidade de test drives e vendas diretas no local. A projeção dos organizadores é de que o motor show movimente até R$ 280 milhões.

— Nós precisávamos oferecer um Salão do Automóvel no Brasil com a mesma facilidade e conforto que encontramos no exterior, e que entregamos nas concessionárias de carros pelo País. O distanciamento de datas em relação ao Salão de Paris (que eram muito próximas) é outro ponto positivo, já que o público brasileiro poderá ver atrações que foram exibidas na capital francesa. Tenho convicção de que este será o salão da retomada, não só para a indústria brasileira, mas para o próprio evento e seu enorme público.

Publicidade

Até o momento, cinco montadoras já confirmaram que terão ambientes externos dedicados a test drives: Citroën, Jaguar, Land Rover, Peugeot e Volkswagen. A expectativa é de que 15 marcas apresentem até 35 modelos diferentes e 80 unidades disponíveis para teste pelo público. Também haverá pistas compartilhadas para veículos urbanos e fora-de-estrada geridas pela própria organização da feira, o que dispensará o gerenciamento das atividades pelas fabricantes. Em 2014, 19 mil visitantes realizaram test drives.

Sobre o impacto da crise econômica no evento, Luiz Moan rechaçou qualquer evasão de expositores ou redução de lançamentos. Na edição 2014, o motor show promoveu a estreia de 150 veículos, entre modelos inéditos e novas versões.

Publicidade

— Não acredito que haverá diminuição no ritmo de lançamentos programados, até porque as empresas que não adequarem seus produtos aos novos padrões legais (e já exigidos pelos consumidores) estarão fora de jogo no médio prazo. Prova de que não há esse risco são os R$ 85 bilhões em investimentos previstos para o período de 2012 a 2018. Nenhuma fabricante cancelou ou alterou estratégias e valores.

GP Brasil de Fómula 1

Durante a semana do Salão do Automóvel, São Paulo receberá também o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, entre os dias 13 e 15 de novembro. Com isso, a expectativa em torno da feira é ainda maior e deve fazer com que a capital paulista receba milhares de turistas, que devem lotar os hotéis da cidade. Para Paulo Octávio de Almeia, VP da Reed Alcantara Machado, esta 29ª edição deve inclusive marcar uma mudança de comportamento, com o aumento da compra de ingressos antecipados, pelo aumento dos smartphones.

— Dada a magnitude de eventos, São Paulo será, por uma semana, a capital do automóvel e do automobilismo. O Salão do Automóvel 2016 vai acontecer em um ambiente moderno, climatizado e de fácil acesso, seja de carro ou de transporte público. E para facilitar o acesso do público, serão oferecidas todas as facilidades possíveis para que os visitantes se planejem e comprem antecipadamente. Para 2018, nossa expectativa é nem ter mais bilheteria no local. Estudamos oferecer apenas ingressos antecipados.

Assine o R7 Play e veja a Record online!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.