Após chuvas, governador de SC decreta situação de emergência em 50 cidades
Raimundo Colombo e ministros de Estado estiveram reunidos nesta segunda-feira
Cidades|Do R7
As fortes chuvas que atingiram Santa Catarina desde o fim de semana fizeram com que o governador Raimundo Colombo decretasse, no fim da tarde desta segunda-feira (23), situação de emergência em 50 cidades. O objetivo do decreto, que será publicado na terça-feira (24), é que órgãos de Defesa Civil e prefeituras possam atuar na recuperação dos prejuízos da forma mais ágil possível, segundo Colombo.
— Os órgãos de Defesa Civil e as prefeituras poderão comprar, sem o processo burocrático de concorrência pública, remédios, alimentos, equipamentos e utensílios domésticos e contratar máquinas para tirar bloqueio nas estradas. É um procedimento que agiliza todo o processo de atendimento às pessoas.
No início da tarde, o governador Raimundo Colombo e o secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus, sobrevoaram as cidades afetadas no Vale do Itajaí e participou de reuniões em Rio do Sul e em Blumenau. Também participaram o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra; o secretário Nacional da Defesa Civil, Humberto de Azevedo Viana Filho; a Ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti; o senador Casildo Maldaner; e o deputado federal Rogério Peninha Mendonça.
Número de atingidos pela chuva em SC já passa de 20 mil, diz Defesa Civil
Abrigos
O major Aldo Batista Neto, diretor de resposta à desastres naturais da Defesa Civil de SC, explica que as pessoas que precisam ser acolhidas em abrigos devem procurar a Defesa Civil Municipal (pelo telefone 199), os Bombeiros (193) ou a Polícia Militar (190). A recomendação de que as pessoas levem algum tipo de alimento para as primeiras 24 horas, colchões e roupa de cama, roupas pessoais e medicações de uso continuado. O major Neto acrescenta que, neste momento, a Defesa Civil ainda não precisa de doações de materiais.