Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

A partir de qual idade devo dar um celular para o meu filho?

Crianças menores de 12 anos ainda não têm a maturidade necessária para administrar o uso do aparelho de forma saudável, afirma psicóloga

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Um dos maiores desejos de muitas crianças é ganhar um celular de presente neste Natal. Com a tecnologia cada vez mais integrada ao dia-a-dia das pessoas, o uso do aparelho tem se tornado cada vez mais precoce, no entanto, pode trazer graves consequências.

De acordo com a psicóloga infantil Sabrina Pani, crianças menores de 12 anos não têm ainda a maturidade necessária para administrar o uso do dispositivo de forma saudável.

"Até mesmo para nós, adultos, tem sido difícil esse controle, essa autonomia em relação ao uso das redes sociais e das telas. Sabemos que essas redes têm mecanismos que causam vício", afirma. "Sobretudo agora na pandemia, estamos vendo graves consequências para o desenvolvimento psicológico de crianças que passam a maior parte do tempo na frente do celular", completa.

Ao mesmo tempo em que a tecnologia foi útil para que as pessoas pudessem continuar mantendo contato nesse período, ela mostrou o quanto a "vida real" faz falta para os seres humanos – e para a criança, isso é ainda mais importante, de acordo com a psicóloga.

Publicidade

"As crianças precisam pegar nos objetos, senti-los, pensar sobre o que ela pode fazer com eles, para que ela possa entrar no mundo da fantasia. Isso é algo que é ativo. Quando ela está diante das telas, ela recebe tudo pronto. Ela só tem que apertar botões", diz.

Para a psicóloga, crianças de 2 anos ou menos não devem ficar diante de uma tela de celular. Entre 5 e 6, o tempo ideal é de no máximo 40 minutos. E, a partir dos 6, até 2 horas.

Publicidade

Ao longo do tempo, é esperado que a criança adquira certa maturidade para administrar o uso dos aparelhos, para que, aos 12, ela possa ter um celular. Até essa idade, todas as atividades online devem ser monitoradas pelos pais.

"Se a criança decide criar um perfil em uma rede social, vale fazer a definição de senha junto com ela, e após o uso, sempre verificar o histórico de busca", afirma.

Publicidade

"A partir dos 13 anos, quando se inicia a adolescência, entra a questão da privacidade, que deve ser respeitada. É esperado que, com essa idade, a pessoa tenha aprendido sobre os malefícios do uso exagerado e impróprio do celular, e saiba utilizá-lo da melhor forma possível", completa.

*Com informações do Portal R7

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.