Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Serra e Vila Velha terão revoada de pipas para conscientizar público

Concessionária de energia vai distribuir 2 mil pipas coloridas para conscientizar o público sobre a brincadeira segura

Folha Vitória|Do R7

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

As cidades de Serra e Vila Velha receberão uma revoada de pipas no próximo sábado e domingo, dias 14 e 15. Ao todo, serão distribuídas 2 mil pipas coloridas, que foram confeccionadas em material sustentável e biodegradável, sem impacto ao meio ambiente.

No sábado (14), a revoada será realizada das 14h às 18h, no Parque da Cidade, na Serra. Já no domingo (27) o evento será das 09h às 13 horas, no Parque de Cocal, Rua dos Artistas, s/n, em Cocal, Vila Velha.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

A ação lúdica e educativa tem como objetivo estimular a brincadeira segura entre crianças e adultos. Os participantes serão orientados por monitores sobre como empinar pipas com segurança, longe da rede de energia elétrica. O evento contará ainda com uma oficina de bumerangue e sorteio de brindes.

Publicidade

Os participantes receberão as pipas já com rabiola e carretel. Serão distribuídas as linhas para uso nessa atividade, garantindo que sejam livres de cerol. O uso de linhas levadas para o evento pelos participantes também será monitorado. 

De janeiro a dezembro de 2022, na Grande Vitória, foram registradas 618 ocorrências de pipas na rede elétrica que provocaram a interrupção do serviço de energia aos consumidores, o que ocasionou a interrupção do fornecimento de energia para mais de 102 mil pessoas.

Publicidade

O gestor da concessionária de energia EDP, Edson Barbosa, ressalta que a brincadeira de pipa deve ser feita sempre de forma segura. “Sempre trabalhamos para restabelecer o fornecimento de energia o mais rápido possível, mas nossa preocupação maior é com a segurança", destaca. 

Edson Barbosa alertou ainda que o contato das pipas com a rede elétrica pode causar acidentes graves. "As pessoas devem buscar espaços abertos, como parques e campos onde não exista o risco de contato com os fios de energia e se a pipa ficar enroscada nos fios elétricos, não tentar retirá-la", aconselhou o gestor.

Publicidade

Segurança

Procurar espaços abertos como parques e campos, onde não exista o risco de contato com fios de energia é uma dica importante para os amantes da atividade, por evitar acidentes e interferências na qualidade desses serviços.

Caso a pipa fique enroscada nos fios elétricos, não é aconselhável tentar retirá-la, nem usar varas e subir em postes, muros ou lajes com esse objetivo. O choque, nestes casos, pode ser fatal. Somente técnicos são treinados para manusear a rede com toda segurança.

Arremessar objetos na rede elétrica para o resgate da pipa pode causar graves acidentes. O chamado “marimba” (pedra amarrada a uma linha), ou qualquer outro objeto, não devem ser lançados na rede.

Usar cerol ou “linha chilena” é extremamente perigoso. Esses produtos são proibidos e podem provocar acidentes graves e mortes. Ao cortar a camada protetora da fiação a linha interrompe a transferência de corrente elétrica, podendo provocar curto-circuito.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.