Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Procon-SP orienta a não abastecer com preço de combustível reajustado

Aumento de preços vem sendo praticado por alguns postos do país, mesmo com a renovação por 60 dias da desoneração

Economia|Da Agência Brasil

Movimentação de motoristas em posto de Porto Alegre (RS)
Movimentação de motoristas em posto de Porto Alegre (RS) Movimentação de motoristas em posto de Porto Alegre (RS)

Depois da MP (medida provisória) com a renovação por 60 dias da desoneração dos combustíveis, editada pelo governo federal no dia 1º, e das notícias de que o aumento de preços vem sendo praticado por alguns postos, o Procon-SP está orientando o consumidor a ficar atento, comparar os valores e não abastecer em locais que fizerem os reajustes.

“O órgão de defesa ressalta que a legislação, seja a Constituição Federal ou o Código de Defesa do Consumidor, não estabelece regra para controle de preços em tempos de normalidade e que a livre concorrência continua a ser o maior benefício que o cidadão possui contra a prática de aumentos”, disse o Procon-SP em nota.

O órgão comunicou ainda que realizará uma pesquisa de preços de combustíveis para que o consumidor tenha mais uma ferramenta à disposição.

No último dois dias, o Ministério da Justiça e Segurança Pública notificou oito entidades representantes de postos de combustíveis em três estados do país para explicar o aumento no preço da gasolina.

Publicidade

Foi dado o prazo de 48 horas a partir do recebimento da notificação para que respondam ao ministério. São cinco entidades no Rio de Janeiro, duas em São Paulo e uma no Paraná (associações, federações e um sindicato, todos representantes de proprietários de postos ou distribuidores de combustíveis).

A notificação foi feita por meio da Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor). A secretaria vai analisar as respostas e, segundo o ministério, “adotará as providências que se fizerem necessárias”.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.