Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Supermercados vendem mais e evitam queda maior do comércio em agosto, diz IBGE

Negócios no varejo encolheram 0,6% na comparação com julho. Veículos têm resultado ruim

Economia|Do R7

IBGE: supermercados venderam 0,8% a mais em agosto na comparação com julho
IBGE: supermercados venderam 0,8% a mais em agosto na comparação com julho

As vendas no comércio brasileiro recuaram 0,6% em agosto na comparação com julho, de acordo com a PMC (Pesquisa Mensal do Comércio) divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta terça-feira (18). Trata-se da segunda queda mensal seguida, e o resultado só não foi pior graças à recuperação dos supermercados.

O instituto apurou que o segmento de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo avançou 0,8% em agosto, o que compensa a queda de 0,7% registrada mês anterior. Os supermercados têm maior peso no cálculo das vendas e das receitas do comércio varejista.

Leia mais notícias de Economia

Por outro lado, seis das oito atividades pesquisadas pelo IBGE apresentaram queda nas vendas.


As piores taxas foram dos segmentos de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (queda de 5%); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (recuo de 2,8%); móveis e eletrodomésticos (queda de 2,1%); livros, jornais, revistas e papelaria (-2,1%); combustíveis e lubrificantes (-2%); e outros artigos de uso pessoal e doméstico (-1,2%).

Considerando o "comércio varejista ampliado", recorte do IBGE que considera também as vendas de veículos e material de construção, a queda dos negócios foi de 2% na passagem de julho para agosto.

O destaque negativo ficou por conta do segmento de "veículos e motos, partes e peças", cujos negócios encolheram 4,8% no período. Por outro lado, os materiais para construção tiveram um aumento de 1,8% nas vendas.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.