Prefeitura do Rio compara escolas a fábricas e gera polêmica em rede social
Uma propaganda divulgada em jornal fez referência ao programa Fábrica de Escolas do Amanhã
Educação|Do R7
Neste domingo (7), a Prefeitura do Rio de Janeiro veiculou no jornal O Globo uma propaganda em que estudantes das escolas municipais parecem sentados em fileiras sobre uma esteira de linha de montagem. A imagem traz a seguinte inscrição: “Nossa linha de produção é simples: construímos escolas, formamos cidadãos e criamos futuros”.
A propaganda faz referência ao programa Fábrica de Escolas do Amanhã. Criada em 2009, a ação promove atividades de saúde, assistência social, esporte, arte e cultura em 155 escolas do município por meio da implantação gradativa de turno único nas instituições.
Para além da referência ao programa, a associação da imagem das salas de aula a uma linha de montagem fabril gerou críticas de educadores e políticos contrários à padronização do ensino.
Em sua conta na rede social Facebook,Marcelo Freixo (PSOL) escreveu: “Quando a escola recebe um projeto de cima para baixo ela fica engessada e não pode transformar a realidade, porque ela não consegue se apropriar daquela realidade em seu dia a dia escolar”.
A Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro foi procurada pelo R7 para comentar os desdobramentos da propaganda, mas não respondeu à solicitação até o momento.