Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Prefeitura do Rio compara escolas a fábricas e gera polêmica em rede social 

Uma propaganda divulgada em jornal fez referência ao programa Fábrica de Escolas do Amanhã

Educação|Do R7

Linha de montagem gerou críticas dos contrários à padronização do ensino
Linha de montagem gerou críticas dos contrários à padronização do ensino Linha de montagem gerou críticas dos contrários à padronização do ensino

Neste domingo (7), a Prefeitura do Rio de Janeiro veiculou no jornal O Globo uma propaganda em que estudantes das escolas municipais parecem sentados em fileiras sobre uma esteira de linha de montagem. A imagem traz a seguinte inscrição: “Nossa linha de produção é simples: construímos escolas, formamos cidadãos e criamos futuros”.

A propaganda faz referência ao programa Fábrica de Escolas do Amanhã. Criada em 2009, a ação promove atividades de saúde, assistência social, esporte, arte e cultura em 155 escolas do município por meio da implantação gradativa de turno único nas instituições.

Para além da referência ao programa, a associação da imagem das salas de aula a uma linha de montagem fabril gerou críticas de educadores e políticos contrários à padronização do ensino.

Em sua conta na rede social Facebook,Marcelo Freixo (PSOL) escreveu: “Quando a escola recebe um projeto de cima para baixo ela fica engessada e não pode transformar a realidade, porque ela não consegue se apropriar daquela realidade em seu dia a dia escolar”. 

Publicidade

A Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro foi procurada pelo R7 para comentar os desdobramentos da propaganda, mas não respondeu à solicitação até o momento. 

Leia mais notícias de Educação no R7 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.