Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Projeto de universidade ajuda crianças com aulas de música

Usando a arte de forma didática, jovens podem aprender por meio da iniciativa 'USP Música Criança'

Educação|Do R7

Professor entende que alunos podem aprender muito por meio da música
Professor entende que alunos podem aprender muito por meio da música Professor entende que alunos podem aprender muito por meio da música

A Universidade de São Paulo (USP) criou o projeto USP Música Criança com o objetivo de estimular a iniciação e a formação musical para os pequenos com idades entre 5 e 12 anos. Na ativa desde 2016, a ação atende atualmente cerca de 200 alunos, e todo o projeto é gratuito.

O USP Música Criança oferece aulas de instrumentos, teoria musical, canto coral e inglês. As crianças podem prender também a ler partituras em diversas línguas, como francês, italiano, alemão e até latim. A ação funciona em São Joaquim da Barra, um pequeno município de São Paulo.

Alguns dos instrumentos que os jovens aprendem a tocar no projeto são: piano, viola, violino, violoncelo, contrabaixo, clarinete, flauta, trompete, trompa, trombone e tuba.

Aulas pela internet

“As aulas vêm acontecendo individualmente e com atividades coletivas, em plataformas como o Zoom, por exemplo. E, quando é ao vivo, com recursos de vídeo para melhor adaptação dos alunos. Essa flexibilização também colabora para garantir a adesão dos alunos à plataforma digital”, afirma Rubens Russomano Ricciardi, que é regente e diretor artístico da orquestra USP Filarmônica.

Publicidade

Rubens também é professor e acredita que música e esporte são ótimos para as crianças, que a educação pode ser aprendida por meio de arte. “A arte é formadora e a música é arte em movimento. Ela faz a criança ter uma autoestima elevada, e resolve problemas sociais múltiplos.”

Outra iniciativa citada pelo professor é da parceria entre a Fundação Nacional de Artes (Funarte), órgão do governo federal, e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em um projeto que visa a aumentar o repertório sinfônico para os pequenos. “As obras são difíceis para crianças, e precisam ter um caráter didático”. Para esse projeto da Funarte, foram convidados compositores de todo o Brasil para escrever músicas para projetos sociais.

Outra parceria é do próprio USP Música Criança, que fez um convênio com o projeto Alma – Academia Livre de Música e Arte de Ribeirão Preto. Ele atende à faixa etária dos adolescentes. As crianças ficam mais velhas e acabam ingressando no projeto Alma, depois prestam vestibular e entram na USP, fechando um ciclo, de acordo com Rubens.

Leia também

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.