Senado fará audiência pública com coordenadores do Inep
Comissão quer ouvir os servidores da autarquia ligada ao MEC para entender os motivos das demissões em massa antes do Enem
Educação|Do R7
A Comissão do Senado do Futuro aprovou nesta quinta-feira (11) um requerimento para a realização de uma audiência pública com os coordenadores do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). O objetivo é ouvir os servidores da autarquia ligada ao MEC (Ministério da Educação) sobre a demissão em massa às vésperas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
Os senadores também solicitaram que o Inep preste esclarecimentos previamente. O pedido partiu do senador Izalci Lucas (PSDB-DF) e ainda não há uma data marcada para a sessão.
Na última segunda-feira (8), pelo menos 33 servidores pediram exoneração do cargo que exerciam no Inep alegando falta de gestão e assédio moral. O Inep é responsável pela realização de exames como o Enem, que deve ocorrer nos dias 21 e 28, e o Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), marcado para este domingo (14), além fazer o levantamento de dados fundamentais para a distribuição de recursos.
Danilo Dupas, presidente do Inep, participou de uma audiência na Câmara para prestar esclarecimentos sobre as demissões e principalmente sobre as denúncias de assédio moral. Dupas garantiu a realização dos exames, mas não esclareceu as acusações dos funcionários.