Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

'Como uma bomba': cidade de Mayfield é devastada por tornado

Estado do Kentucky (EUA) foi alvo de tornado que já deixou 70 mortos. Governador prevê que o número possa passar dos 100

Internacional|

Presidente Joe Biden descreve tornados nos EUA como uma 'tragédia inimaginável'
Presidente Joe Biden descreve tornados nos EUA como uma 'tragédia inimaginável' Presidente Joe Biden descreve tornados nos EUA como uma 'tragédia inimaginável'

Após uma angustiante noite de escuridão total, Alex Goodman se deparou neste sábado (11) com a devastação provocada por um potente tornado em sua cidade, Mayfield, no Kentucky: "É como se uma bomba tivesse explodido no nosso bairro".

O dia amanheceu com quarteirões de casas devastados, prédios desabados, árvores arrancadas, grandes edifícios com o telhado arrancado, veículos empilhados e reduzidos a escombros.

Há dezenas de mortes confirmadas, mas teme-se que haja muitas mais. O governador do Kentucky chegou a dizer que prevê que o número de mortos só neste estado possa passar dos 100.

Goodman sobreviveu à passagem de um dos tornados. "Estávamos no porão", contou à AFP.

Publicidade

Patrimônio apagado

"A luz piscou e depois faltou [energia]. Dava para sentir a casa vibrando. A força do vento e da chuva era incrível. Senti medo", disse Goodman, de 31 anos, que se tornou mãe recentemente.

Uma vez passado o tornado, seu marido e seu pai tiveram que cortar as árvores derrubadas pelo vento para chegar ao seu carro.

Publicidade

Sem as luzes de Natal para se orientar, sem iluminação pública e com o serviço telefônico afetado, eles tiveram que se esforçar para saber como estavam amigos, vizinhos e parentes. "Somos uma comunidade pequena e unida", garante Goodman.

Então, a luz do dia revelou a proporção do desastre. "Moramos em um município histórico e todo o nosso patrimônio histórico foi apagado. Temos quatro igrejas antigas, nosso juizado, nosso banco [...] Tudo ficou destruído", explica.

Publicidade

Escavações noturnas nos escombros

Um dos prédios mais afetados foi uma fábrica de velas, onde cerca de 100 funcionários trabalhavam em turnos noturnos para atender à demanda das festas de fim de ano. O prédio desabou parcialmente.

Ivy Williams foi à fábrica à noite, em busca da esposa, Janine, funcionária da fábrica.

"Recebi um telefonema da minha mulher às 22h e ela me disse que a tempestade estava muito forte. Disse a ela 'o.k.', e desligamos. Então, às 22h30, minha filha ligou para me dizer que o teto tinha caído", contou à CNN.

"Eu me apressei e, quando cheguei lá, [...] não era mais um prédio", continuou.

"Então, participei das operações [de resgate] como pude; consegui pegar duas pessoas, uma mulher e um homem. E continuei dizendo o nome da minha esposa, Janine Williams, sem ter resposta. E no sábado vi um homem com quem ela trabalhava, que me disse que ela estava na lista de pessoas que foram retiradas. Mas não sei aonde a levaram."

A série de tornados que se abateu entre sexta e sábado no centro e no sul dos Estados Unidos também devastou outras áreas do Kentucky, assim como os estados de Illinois, Arkansas, Tennessee e Missouri.

Tornado deixa rastro de destruição no Kentucky (EUA); veja fotos

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.