Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Coreia do Sul desliga alto-falantes de propaganda na fronteira com o Norte e tensão entre países diminuí

Submarinos deslocados pelo Exército da Coreia do Norte estão voltando para suas bases

Internacional|Do R7


A Coreia do Sul desligou nesta terça-feira (25) os alto-falantes que transmitiam propaganda na fronteira contra o regime norte-coreano de Kim Jong-un, depois que ambos os países fecharam um acordo para pôr fim à tensão e melhorar suas relações.

"As transmissões foram suspensas às 12h hora local (0h em Brasília) como tínhamos acertado", informou à Agência Efe um porta-voz do Ministério da Defesa de Seul que esclareceu, no entanto, que por enquanto os alto-falantes não foram desinstalados.

O acordo selado horas antes por representantes de alto nível de ambos os governos contempla a suspensão das transmissões de propaganda sul-coreana contra a Coreia do Norte "a menos que aconteça algo anormal". Estas transmissões, consideradas uma potente arma de "guerra psicológica" de Seul contra Pyongyang, foram uma das principais fontes do conflito dos últimos dias.

Já os submarinos deslocados nos últimos dias pelo Exército da Coreia do Norte estão voltando para suas bases, informaram nesta terça-feira (25) fontes militares em Seul, em um sinal de volta à normalidade, após o acordo entre as duas Coreias para pôr fim às hostilidades.


Coreia do Norte tem eleição com voto controlado e ameaça de fuzilamento

"Temos informação que estão retornando a suas bases os mais de 50 submarinos que partiram desde o 21 de agosto", revelou a agência local Yonhap um oficial das Forças Armadas da Coreia do Sul.


Os alarmes dispararam no domingo (23) quando as forças militares sul-coreanas detectaram que mais de 50 dos 77 submarinos da Coreia do Norte tinham zarpado de suas bases e estavam sob as águas em lugares não identificados, em plena escalada de tensão entre os dois vizinhos.

O retorno dos submarinos veio depois que representantes de alto nível do Norte e do Sul chegaram a um acordo para pôr fim à grave crise militar na qual tinham se envolvidos ambos os países, e que tinha criado temores de um conflito armado. No acordo, Pyongyang lamentou o ataque com minas do dia 4 que feriu gravemente dois soldados sul-coreanos — apesar de não ter reconhecido explicitamente sua autoria — enquanto Seul concordou em desligar os alto-falantes que emitem propaganda na fronteira contra o regime de Kim Jong-un.


Coreia do Norte tem eleição com voto controlado e ameaça de fuzilamento

Ditador da Coreia do Norte vibra ao inaugurar aeroporto feito por arquiteto que ele mandou matar

Seul vai encerrar a emissão dos alto-falantes às 12h (horário local, 0h em Brasília), no entanto não os desinstalará, explicou à Agência Efe um porta-voz do Ministério da Defesa de Seul. 

Após o fim deste grave episódio de tensão se espera uma substancial melhora nas até agora deterioradas relações entre ambos os países, já que seus representantes se comprometeram a manter conversas em Seul ou em Pyongyang em uma data próxima para buscar modos de estreitar os laços.

Conheça o R7 Play e assista a todos os programas da Record na íntegra!

...Loading

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.