Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Em meio à crise dos balões, Rússia realiza exercício com bombardeiro em fronteira com Estados Unidos

Governo de Moscou levou o avião Tu-95MC para uma missão sobre o mar de Bering, que separa os dois países no norte do Pacífico

Internacional|Do R7, com informações da Reuters

Tu-95 foi projetado durante a Guerra Fria, na década de 1950
Tu-95 foi projetado durante a Guerra Fria, na década de 1950 Tu-95 foi projetado durante a Guerra Fria, na década de 1950

O Ministério da Defesa da Rússia divulgou um vídeo nesta terça-feira (14) em que mostra um exercício classificado como de rotina do avião bombardeiro Tu-95 sobre o mar de Bering, local onde o país faz fronteira com os Estados Unidos.

A aeronave foi escoltada por caças Sukhoi Su-30 em um exercício que durou cerca de sete horas na região norte do oceano Pacífico. A área, próxima do Alasca, é amplamente utilizada por pescadores russos e norte-americanos.

O Tu-95, chamado de Urso pela Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), foi desenvolvido na década de 1950 durante a Guerra Fria entre a União Soviética e os Estados Unidos. Ao longo dos anos, a aeronave foi modernizada e estima-se que possa carregar 16 mísseis de cruzeiro nucleares.

Segundo o Ministério da Defesa da Rússia, é comum a realização de exercícios aéreos sobre o Ártico, Atlântico Norte e mares Báltico e Negro, além do Pacífico. Todos os voos seguem o regulamento internacional de uso do espaço aéreo, acrescentou a pasta.

Publicidade

A região escolhida pela Rússia para o treinamento é a mesma onde Estados Unidos e Canadá derrubaram dois objetos voadores não identificados nos últimos dias. No início do mês, um balão chinês, supostamente utilizado para espionagem, foi abatido por Washington após realizar rota pelo extremo norte do continente.

Aliada da China, a Rússia tem estreitado laços com Pequim nos últimos anos. O processo foi intensificado desde o início da guerra com a Ucrânia, em fevereiro do ano passado.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.