Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Hamas participa de desfile militar com foguetes e drone 

Após trégua com Israel, milhares de combatentes encapuzados do braço militar do movimento palestino marcharam em Gaza

Internacional|

Membros da Hamas desfilam armados pela Faixa de Gaza
Membros da Hamas desfilam armados pela Faixa de Gaza Membros da Hamas desfilam armados pela Faixa de Gaza

Milhares de combatentes encapuzados do braço militar do movimento palestino Hamas marcharam pela Faixa de Gaza nesta sexta-feira (28), exibindo lançadores, foguetes e um drone, uma semana após a trégua com Israel entrar em vigor.

A bordo de veículos ou a pé, a maioria com armas nas mãos, os membros das Brigadas Ezzedine al-Qasam desfilaram na cidade de Rafah, no sul território palestino controlado pelo Hamas e submetido a um bloqueio israelense há quase 15 anos.

Uma multidão de palestinos compareceu ao desfile, incluindo meninos, meninas e meninos, alguns usando lenços verdes das Brigadas al-Qasam na testa, constatou um jornalista da AFP.

O movimento islamita Hamas, no poder em Gaza desde 2007, é o inimigo jurado de Israel, que o considera uma organização "terrorista".

Publicidade

O conflito entre os dois inimigos, o quarto desde 2008, estourou em 10 de maio depois que o Hamas disparou foguetes contra Israel em solidariedade, de acordo com o movimento, às centenas de palestinos feridos durante confrontos com a polícia israelense em Jerusalém Oriental, setor palestino da Cidade Santa ocupado por Israel desde 1967.

De 10 a 21 de maio, o dia em que o cessar-fogo entrou em vigor, 254 palestinos foram mortos por tiros israelenses na Faixa de Gaza, incluindo 66 crianças e combatentes, segundo autoridades locais.

Publicidade

Em Israel, disparos de foguetes de Gaza mataram 12 pessoas, incluindo uma criança, um adolescente e um soldado, segundo a polícia. Os dois protagonistas do conflito reivindicaram a vitória após a trégua.

Por vários dias, milhares de combatentes das Brigadas Al-Qassam marcharam em várias cidades do território palestino, com um arsenal militar.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.