Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Rei Charles 3º deixa a Escócia em direção a Londres para o primeiro discurso

Filho da rainha Elizabeth 2ª, que morreu na última quinta-feira aos 96 anos de idade, vai se dirigir à nação no Palácio de Buckingham

Internacional|Do R7, com AFP, Reuters e Record TV

Charles 3º segue em direção a Londres, onde fará um discurso à nação
Charles 3º segue em direção a Londres, onde fará um discurso à nação Charles 3º segue em direção a Londres, onde fará um discurso à nação

O rei Charles 3º deixou o castelo de Balmoral, na Escócia, na manhã desta sexta-feira (9), por volta de 11h30 (7h30 no horário de Brasília), em direção ao Palácio de Buckingham, em Londres, onde fará o primeiro pronunciamento à nação como o novo monarca. Ontem, a mãe dele, a rainha Elizabeth 2ª, morreu aos 96 anos, depois de permanecer sete décadas no poder.

Em frente ao palácio londrino, centenas de pessoas já se aglomeram à espera da fala de Charles 3º. O policiamento no local foi reforçado, já que são esperados milhares de pessoas, informa a repórter da Record TV Cíntia Venâncio.

O novo soberano e a mulher dele, a rainha consorte Camilla, partiram de carro da residência de verão escocesa, onde Elizabeth morreu. Antes de falar à nação, porém, o rei deverá se encontrar com a primeira-ministra, Liz Truss.

Leia também

Coroação de Charles 3º

Charles assumiu o trono imediatamente após a morte da monarca. O Conselho de Ascensão será convocado dentro de 24 horas, e realizado no Palácio de St. James, a residência oficial do soberano, para proclamar o sucessor.

Publicidade

O conselho é formado por conselheiros privados que têm aconselhado monarcas britânicos desde a era normanda. Ele atualmente é composto de cerca de 670 políticos de alto escalão, entre eles a primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss.

Elizabeth 2ª recebe homenagens no Palácio de Buckingham, em Londres
Elizabeth 2ª recebe homenagens no Palácio de Buckingham, em Londres Elizabeth 2ª recebe homenagens no Palácio de Buckingham, em Londres (NEIL HALL/EFE)

Também estarão presentes os lordes espirituais e temporais — bispos da Igreja Anglicana que têm assento na Câmara dos Lordes, incluindo o arcebispo de Cantuária, juntamente com os pares seculares do reino.

Publicidade

O lorde prefeito de Londres, altos funcionários e altos-comissários dos outros 14 reinos que têm o monarca britânico como chefe de Estado também têm assento no conselho, cujo presidente é atualmente a parlamentar Penny Mordaunt.

Todos os conselheiros privados serão convidados, mas nem todos poderão comparecer em cima da hora. Em 1952, após a morte de George 6º, 191 membros participaram do Conselho de Ascensão de Elizabeth.

Publicidade

Charles ainda fará um juramento às entidades religiosas do país, em que falará um texto semelhante a este: "Eu, Charles 3º, pela graça de Deus do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte e de meus outros Reinos e Territórios Rei, Defensor da Fé, prometo e juro fielmente que manterei e preservarei inviolavelmente o acordo da verdadeira religião protestante, como estabelecido pelas leis feitas na Escócia em prossecução da Reivindicação de Direito e particularmente por uma lei intitulada 'Ato para Assegurar a Religião Protestante e o Governo da Igreja Presbiteriana' e pelas leis aprovadas no Parlamento de ambos os Reinos para a união dos dois Reinos, juntamente com o Governo, Adoração, Disciplina, Direitos e Privilégios da Igreja da Escócia. E que Deus me ajude."

Da Segunda Guerra à internet: fatos históricos que a rainha presenciou. Veja fotos:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.