Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Rússia admite bombardeio em massa, mas não menciona tragédia em Dnipro

No último sábado, um prédio residencial na cidade ucraniana foi bombardeado e pelo menos 21 civis morreram

Internacional|

Ataque russo destrói prédio residencial em Dnipro, na Ucrânia, neste sábado (14)
Ataque russo destrói prédio residencial em Dnipro, na Ucrânia, neste sábado (14) Ataque russo destrói prédio residencial em Dnipro, na Ucrânia, neste sábado (14)

A Rússia afirmou neste domingo (15) que atacou o sistema de comando e controle militar da Ucrânia e instalações de energia no dia anterior, mas não mencionou o míssil que atingiu um edifício residencial na cidade de Dnipro e matou pelo menos 21 civis.

"Em 14 de janeiro foi realizado um ataque com mísseis contra o sistema de comando e controle militar ucraniano e instalações de energia relacionadas. Todos os alvos atribuídos foram atingidos. O objetivo foi alcançado", disse o porta-voz do Ministério da Defesa, tenente-general Igor Konashenkov.

De acordo com o chefe da Administração Militar Regional de Dnipropetrovsk, Valentin Reznichenko, um dos mísseis atingiu um edifício de nove andares na cidade de Dnipro, matando pelo menos 21 pessoas, incluindo uma menor de idade.

Um total de 71 pessoas ficaram feridas, incluindo 13 menores, enquanto as equipes de resgate salvaram 39 civis, incluindo seis menores, afirmou Reznichenko em seu canal no Telegram neste domingo.

Publicidade

Os serviços de emergência ainda estão à procura de 40 pessoas debaixo dos escombros do edifício desmoronado.

O comandante da força aérea ucraniana, tenente-general Mykola Oleshchuk, reportou na noite de sábado que foi um míssil Kh-22 lançado da região russa de Kursk que atingiu o edifício.

Publicidade

O local aproximado do lançamento, a altitude e a velocidade de voo foram detectados pelo radar, mas o militar comentou que "as Forças Armadas da Ucrânia não possuem armas capazes de abater este tipo de míssil".

"Desde o início da agressão militar russa, mais de 210 mísseis deste tipo foram lançados sobre o território da Ucrânia. Nem um único foi abatido por meio de defesa antiaérea", lamentou, observando que o peso da ogiva Kh-22 é cerca de 950 quilos e o seu alcance máximo é de até 600 quilômetros.

Publicidade

"Apenas os sistemas de mísseis antiaéreos que possam ser fornecidos à Ucrânia no futuro por parceiros ocidentais (Patriot PAC-3 ou SAMP-T) são capazes de interceptar estes alvos aéreos", sublinhou.

Apesar disso, a Ucrânia conseguiu no dia anterior abater 25 dos 38 mísseis de vários tipos lançados pela Rússia, incluindo os mísseis Kh-101 e 555, Kalibr e Kh-59.

Oficina na Ucrânia reforma carros sucateados para serem usados na guerra contra a Rússia

" gallery_id="63b57692cd77c0ed830000be" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/internacional/russia-admite-bombardeio-em-massa-mas-nao-menciona-tragedia-em-dnipro-16012023"]

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.