Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ex-aluna da UFMG "bomba" na web com vídeos de microscópio

Em menos de um ano após sua formatura, produtora de conteúdo já foi premiada por seu trabalho na divulgação científica

Minas Gerais|Regiane Moreira, Da RecordTV Minas

Jovem tem 3 milhões de seguidores
Jovem tem 3 milhões de seguidores Jovem tem 3 milhões de seguidores

Uma jovem formada em ciências biológicas pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) tem feito muito sucesso nas redes sociais ao postar vídeos educativos sobre assuntos da biologia. Ana Cristina Nunes Duarte tem, ao todo, mais de três milhões de seguidores.

Não faz nem um ano que ela se formou, mas a produtora de conteúdo já foi reconhecida e premiada por seu trabalho na divulgação científica. Ela faz vídeos mostrando materiais em microscópios.

Ana sempre estudou em escolas públicas e batalhou muito para entrar na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e cursar ciências biológicas. Ainda durante a faculdade, ela publicou seu primeiro vídeo, que mostrava como uma formiga é vista no microscópio. Muita gente curtiu e compartilhou o conteúdo, dando então o pontapé inicial de seu projeto.

Com a repercussão, a então estudante percebeu que o negócio poderia dar certo e montou um estúdio em casa para as gravações. Hoje, Ana usa dois celulares e dois microscópios para fazer os vídeos. Ela mesma é quem coleta a maior parte dos insetos e materiais que observa.

Publicidade

“Tem de tudo: mosquinha que fica voando em cima da banana, abelha, pulga, carrapato, pernilongo. Eu vou coletando e preservo no álcool, se quiser analisar de novo. O pessoal também me manda muita coisa, meus amigos coletam várias coisas pra mim”, relata a influenciadora.

Um dos vídeos mais pedidos pelos seguidoresfoi a análise microscópica de um espermatozoide. Ela então comprou uma amostra do gameta bovino e mostrou nas redes como ele é de perto. “As pessoas geralmente não têm a possibilidade de observar de verdade, na vida real. A maioria viu o desenho de um livro”, diz.

Publicidade

Em menos de um ano produzindo conteúdo, a jovem recebeu prêmios do TikTik e do YouTube.“É muito gratificante, eu não imaginava. Tinham outros criadores de conteúdo incríveis da área da educação com quem eu estava concorrendo, foi uma honra poder subir ao palco e fazer um discurso”, conta Ana sobre o sucesso.

Hoje, toda a renda da jovem vem da produção de conteúdo e das publicidades nas redes. Ela conta que a meta é continuar representando a comunidade que ensina na internet. Outro desejo é continuar firme nos estudos e conseguir mais diplomas de pós-graduação e mestrado.

“Quero continuar produzindo um conteúdo cada vez mais informativo. É muito importante nunca parar de se atualizar, ainda mais no ramo científico, que todos os dias tem descobertas e informações novas. A gente não pode ficar parado, se não nosso conhecimento fica obsoleto”, conclui.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.