Explosão em fábrica de pólvora mata homem e deixa dois feridos graves
Acidente aconteceu na zona rural de Santo Antônio do Monte
Minas Gerais|Enzo Menezes, do R7
Um homem morreu e dois ficaram gravemente feridos em uma explosão dentro de uma fábrica de pólvora em Santo Antônio do Monte, no centro-oeste de Minas. O material é usado na fabricação de fogos de artifício, traficional atividade da região.
Segundo a Polícia Militar, uma dos trabalhadores morreu na hora da explosão, no fim da manhã desta sexta-feira (27). O Corpo de Bombeiros transportou de helicóptero os feridos para o Hospital João 23, em BH. Eles foram diagnosticados em estado grave com 90% do corpo queimado e respiram com a ajuda de aparelhos.
A direção da Fábrica de Pólvora Ita, que fica na Fazenda Riacho, não foi encontrada pela reportagem. A empresa possuía pelo menos um dos registros necessários pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável para operar até 2019. O Corpo de Bombeiros investiga se o restante da documentação está em dia.
O coordenador do Sindiemg (Sindicato das Indústrias de Explosivos de Minas Gerais), Américo Libério da Silva, afirma que "toda a documentação estava regularmente em dia" e lamenta a tragédia.
— A explosão aconteceu no setor de galga, que é a fabricação da pólvora. Mas não sabemos precisar o que aconteceu, tem que esperar os peritos. Infelizmente ocorreu isso, o pessoal do Exército e da Polícia Civil está aqui na cidade conversando com os outros funcionários.
A produção dos artefatos explosivos, tradicional na cidade, tem levantado discussões sobre a segurança das operações. Em julho de 2014, quatro pessoas morreram em uma explosão em outra fábrica na cidade. Entre 2011 e 2013, outras cinco pessoas perderam a vida durante operações.