Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Metroviários de BH marcam reunião para decidir rumos de greve que já dura 20 dias

Assembleia acontece na tarde desta terça-feira (13); servidores temem perder os cargos após privatização da operação

Minas Gerais|Ana Gomes e Maria Luiza Reis*, Do R7

Esta é a segunda paralisação dos servidores em 2022
Esta é a segunda paralisação dos servidores em 2022 Esta é a segunda paralisação dos servidores em 2022

Os metroviários de Belo Horizonte decidem, na tarde desta terça-feira (12), os rumos da greve da categoria. A assembleia com os funcionários foi convocada na data em que o movimento de paralisação completa 20 dias.

A reunião na Estação Central do metrô, no centro da capital mineira, foi confirmada pela assessoria do Sindmetro-MG (Sindicato dos Metroviários de Minas Gerais). Segundo a equipe que representa os servidores, a categoria, que atualmente cumpre 60% da escala após exigência da Justiça, vai deliberar sobre os próximos passos do movimento.

A paralisação começou no dia 25 de agosto após o processo de privatização da Companhia Brasileira de Trens Urbanos ter o aval do TCU (Tribunal de Contas da União). Os servidores apontam falta de diálogo no projeto e temem que os concursados sejam demitidos quando a iniciativa privada assumir o serviço.

O processo de privatização passa por uma cisão da CBTU Minas em relação ao restante da companhia. A concessão terá 30 anos de validade, o Governo Federal fará um aporte de R$ 2,8 bilhões e o Governo de Minas de R$428 milhões durante os seis primeiros anos.

Publicidade

Com a redução dos horários, mais de 100 mil usuários do transporte foram prejudicados na capital mineira. Os usuários de ônibus sofrem com a superlotação dos veículos e os longos tempos de espera.

No início deste ano, os metroviários realizaram a greve mais longa da categoria, que durou 40 dias. O fim da greve se deu após a promessa de negociações com o governo sobre o processo de privatização. 

*Estagiária sob supervisão de Ana Gomes

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.