Operação prende seis envolvidos em esquema de corrupção na Prefeitura de Confins (MG)
Entre os detidos, estão vereadores e servidores públicos, além de empresários
Minas Gerais|Márcia Costanti, do R7
Seis pessoas foram presas nesta terça-feira (9) durante uma operação da Polícia Civil para combater crimes relativos à corrupção. Entre os detidos, estão vereadores e funcionários da Prefeitura Municipal de Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte.
De acordo com o delegado responsável pela ação, Jonas Tomazi, as atividades começaram por volta de 4h e envolveram 115 policiais civis. Foram cumpridos ainda 24 mandados de busca e apreensão. Além de Confins, os trabalhos aconteceram nas cidades de Belo Horizonte, Sete Lagoas, Vespasiano e Santa Luzia.
A operação, batizada de Lavagem 3, faz parte das investigações que envolvem o vereador Aladir José Pessoa de Souza (PTB), presidente da Câmara de Confins. Ele é suspeito de fraudar licitações e foi preso no dia 29 de novembro. Agora, o policial apura os demais empresários e servidores públicos que faziam parte do esquema criminoso.
Ainda conforme Tomazi, o vereador é dono de empresas fornecedoras de produtos e serviços e participava de licitações no município. A contratação, no entanto, era burlada em acordo para que a empresa de Aladir vencesse o certame. Todas as reuniões, antes do início do pregão, eram feitas no pátio da Prefeitura de Confins.
Os presos serão levados para a penitenciária de Pedro Leopoldo, também na Grande BH. Já três mulheres que foram detidas vão para o presídio feminino, em Belo Horizonte.