Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Três Marias terá abertura gradual de comportas a partir desta sexta

Processo será concluído até a próxima segunda-feira (17); Cemig diz que medida é possível com a redução da vazão observada

Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7

As comportas da Usina Hidrelétrica de Três Marias, a 272 km de Belo Horizonte, começarão a ser abertas, gradualmente, a partir desta sexta-feira (14). O anúncio foi feito pela Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais), no fim da tarde desta quarta-feira (12).

Até então, a empresa havia suspendido a operação que controla o nível do reservatório para evitar a elevação do nível do rio São Francisco. No entanto, a companhia agora disse que "considerando a tendência de redução das vazões no rio São Francisco no trecho entre a foz do Rio Abaeté e a cidade de Pirapora, será possível iniciar a abertura de comportas na UHE Três Marias a partir de sexta-feira, sem o agravamento da condição de cheia já vivenciada neste trecho".

"Considerando que o evento ocasionado pela formação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) neste início de janeiro já se encontra em processo de enfraquecimento, espera-se que as vazões nos afluentes do Rio São Francisco comecem a reduzir já a partir desta quinta-feira", detalha.

Segundo a Cemig, a abertura vai acontecer gradualmente até a próxima segunda-feira (17). "Não estão descartados novos incrementos, de acordo com as condições que serão observadas na bacia do rio São Francisco nos próximos dias", adiantou.

Publicidade

Veja os níveis de abertura:

14/01/2022, sexta-feira: abertura das comportas com 500 m³/s às 8h00, totalizando 1.350 m³/s de defluência;

Publicidade

15/01/2022, sábado: ampliação do vertimento para 850 m³/s às 8h00, totalizando 1.700 m³/s de defluência;

16/01/2022, domingo: ampliação do vertimento para 1.400 m³/s às 8h00, totalizando 2.250 m³/s de defluência;

Publicidade

17/01/2022, segunda-feira: ampliação do vertimento para 2.000 m³/s às 8h00, totalizando 2.850 m³/s de defluência.

Veja reflexos das chuvas pelo interior de Mnas Gerais:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.