Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Doria é combativo num segundo turno, diz comitê do tucano

Desempenho em pesquisa melhora, no confronto direto com Lula e Bolsonaro. Ex-governador teria 'capacidade de quebrar polarização'

Christina Lemos|Do R7

Doria: esforço para ampliar popularidade
Doria: esforço para ampliar popularidade Doria: esforço para ampliar popularidade

O ex-governador de São Paulo, João Doria, pré-candidato à Presidência, aparece com 6% das intenções de voto em levantamento do Ipespe, realizado na primeira semana de abril. Mas o número que anima o núcleo de campanha do tucano diz respeito ao segundo turno das eleições. De acordo com a pesquisa, caso chegasse a essa etapa da disputa, Doria teria “capacidade de quebrar polarização” entre Bolsonaro e Lula.

O tucano aparece tecnicamente empatado com 37% dos votos ante 39% contra Jair Bolsonaro. Já quando o adversário é Lula, Doria cresceu 12 pontos percentuais e chegou a 36% dos votos contra 47% do petista.

Na corrida contra o tempo, a missão de Doria e aliados é provar que sua candidatura é viável como nome preferencial da terceira via. Partidos que abrigam a campanha dos outros postulantes à vaga estabeleceram o dia 18 de maio como data para a definição de uma chapa única dessa corrente. Doria não participou da articulação, que contou com a participação de Eduardo Leite, seu concorrente interno no PSDB. 

Neste momento, o ex-governador de São Paulo tenta intensificar seus contatos com a população fora do estado, no esforço para se tornar conhecido. Na Bahia, foi identificado como “o homem da vacina”, numa confirmação de sua marca como o promotor da imunização dos brasileiros, com a disseminação do uso da CoronaVac — a primeira vacina adotada contra a Covid-19.

Publicidade

Apoiadores e formuladores da campanha do ex-governador querem ampliar o conceito e torná-lo conhecido também como promotor do desenvolvimento. O tema do desemprego deve ser abordado pelo pré-candidato nas próximas aparições públicas. 

Outro desafio para os publicitários da campanha é atribuir uma “pegada popular” ao tucano. Em Rio das Contas, na Bahia, Doria arriscou com sucesso passos de forró em plena praça pública. De tênis, calça jeans e camiseta, dançou diante da banda da cidade, com Simone Reis. “Excelente dançarina”, registrou, no comentário acompanhando vídeo postado em rede social. “Beijo carinhoso aos meus conterrâneos”, escreveu.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.