Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Forecast de vendas: o que é e comopode ajudar o seu negócio

Entenda como ela pode fazer a diferença para antecipar seus resultados e traçar planos mais concretos para a gestão do seu negócio!

Empreendendo Direito|Do R7 e Afonso Pacileo

Digite a legenda da foto aqui
Digite a legenda da foto aqui Digite a legenda da foto aqui

Para estimar resultados precisos em determinado período, é necessário que sua equipe de gestão esteja preparada com as ferramentas certas, que considerem tanto fatores externos quanto internos do seu mercado. Com o forecast de vendas, é possível desenhar um futuro cada vez mais preciso e coerente do seu negócio, elaborando metas alinhadas às estratégias que se quer. Neste conteúdo, entenda o que é forecast de vendas, e quais os itens necessários para fazê-lo!

O que é forecast de vendas?

Também chamada de projeção ou previsão de vendas, o forecast de vendas é uma ferramenta de gestão utilizada para trazer estimativas de resultados de uma empresa em determinado período de tempo. Utilizando-se de bases técnicas, ela sai do campo do “achismo” e traz dados concretos para uma previsão mais precisa.

A maneira como seu cálculo é feito, leva em consideração resultados anteriores e outros indicadores fundamentais para construir um cenário coerente a partir de números reais, considerando conversões a partir de oportunidades geradas, que falaremos mais a seguir.

Publicidade

Lembrando que ela se difere das metas que a empresa deseja alcançar: enquanto a meta é uma informação interna produzida pela empresa sobre o que se deseja alcançar, a previsão se utiliza de fatores internos e externos inerentes ao controle da empresa para propor um futuro que provavelmente será alcançado.

Como calcular a previsão de vendas?

Publicidade

Para este método, serão necessários alguns indicadores importantes do seu negócio ou do mercado para que se aproxime ao máximo da realidade vivida. Confira quais são eles a seguir:

1. Ticket médio: Nesta etapa, divida o número de oportunidades já concluídas pelo valor somado de todas as vendas concluídas.

Publicidade

2. Taxa de conversão: Divida o número total de leads obtidos pelo número de leads convertidos.

3. Valor médio das vendas: Divida o ticket médio pela taxa de conversão e, na sequência, multiplique-o pelo número de leads ativos para obter o cálculo do forecast de vendas. 

4. Analise os dados obtidos: Com estes dados levantados, esse é o momento de análise para se obter valiosos insights para sua equipe de vendas.

5. Elabore sua previsão de vendas: Reúna todas as informações obtidas através de planilhas, tabelas ou mesmo uma ferramenta de CRM para compartilhar com sua equipe de maneira mais fácil e precisa.

Vantagens do forecast para sua empresa:

- Perspectiva sólida de atuação

- Base confiável de informações para tomada de decisões estratégicas

- Oferece segurança para futuros investimentos

- Traz um olhar mais aprofundado sobre o cliente

- Ajuda a entender as variações do mercado e períodos de sazonalidade como oportunidades.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.