Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Sauditas abrem espaço aéreo para todas as companhias, incluindo Israel

A Arábia Saudita diz que abrirá seu espaço aéreo para todas as transportadoras aéreas, abrindo caminho para mais sobrevoos de e para Israel.

Luiz Fara Monteiro|Do R7

Arábia Saudita abre espaço aéreo para Israel
Arábia Saudita abre espaço aéreo para Israel Arábia Saudita abre espaço aéreo para Israel

A Arábia Saudita diz que abrirá seu espaço aéreo para todas as transportadoras aéreas, abrindo caminho para mais sobrevoos de e para Israel – mais um sinal de que as relações entre os dois países estão esquentando.

A Autoridade Geral de Aviação Civil da Arábia Saudita (GACA) disse na quinta-feira que o espaço aéreo do país está agora aberto a todas as transportadoras que atendem aos seus requisitos para sobrevoos, de acordo com convenções internacionais que dizem que não deve haver discriminação entre aeronaves civis.

A decisão “complementará os esforços que visam consolidar a posição do reino como um hub global que conecta três continentes e melhorar a conectividade aérea internacional”, acrescentou o GACA em comunicado.

O anúncio de uma política de céu aberto por Riad significará voos mais curtos da Ásia para Israel, já que as companhias aéreas que servem essas rotas não serão mais obrigadas a fazer longos desvios pela Arábia Saudita a caminho de Israel.

Publicidade

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que deve voar para o reino de Israel na sexta-feira como parte de uma turnê regional , saudou a decisão da Arábia Saudita.

“Esta decisão abre caminho para uma região do Oriente Médio mais integrada, estável e segura, que é vital para a segurança e prosperidade dos Estados Unidos e do povo americano, e para a segurança e prosperidade de Israel”, disse a Casa Branca. O conselheiro Jake Sullivan disse em um comunicado.

Publicidade

Mais cedo nesta quinta-feira, uma autoridade dos EUA disse à Reuters que a Arábia Saudita em breve concederá às companhias aéreas israelenses acesso irrestrito a sobrevoos e permitirá voos fretados diretos de Israel para os muçulmanos que participam da peregrinação anual do Hajj em Meca.

Israel e Arábia Saudita não têm relações diplomáticas, e o reino não reconhece Israel como um estado – uma possível razão pela qual a declaração saudita não se referiu a Israel pelo nome.

Publicidade

Nos bastidores, no entanto - informa a Al Jazeera - os dois lados vêm trabalhando juntos em questões de segurança há algum tempo, pois ambos estão preocupados com a crescente influência de seu inimigo comum, o Irã, na região.

A Arábia Saudita tem permitido o uso de seu espaço aéreo para voos entre Israel e os Emirados Árabes Unidos e o Bahrein desde que seus dois vizinhos do Golfo estabeleceram relações diplomáticas com Israel em 2020 sob mediação dos EUA.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.