Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ganho uma mixaria: a taxa Selic tem alguma coisa a ver comigo?

Tem sim! Entenda por que essa taxa de juro é tão importante para a vida de todos os brasileiros (até de quem tem pouca renda)

O que é que eu faço Sophia|Sophia Camargo, do R7 e Sophia Camargo

Taxa de juros mais alta diminui consumo e aumenta rendimento de aplicações
Taxa de juros mais alta diminui consumo e aumenta rendimento de aplicações Taxa de juros mais alta diminui consumo e aumenta rendimento de aplicações

Ganho uma mixaria, por que a taxa Selic teria alguma coisa a ver comigo?

Essa taxa de juros de nome complicado mexe com a vida de todo mundo, até de quem ganha um salário mínimo, pois é o instrumento que o governo usa para controlar a inflação.

A taxa Selic também é importante porque ela influencia todas as taxas de juros do país.

Ou seja, quem vai entrar no cheque especial, não vai conseguir pagar a fatura do cartão de crédito, vai pedir dinheiro emprestado ou quer financiar a compra de um carro ou uma casa tem que se preocupar bastante com esta taxa Selic. E também quem está conseguindo economizar e quer investir um dinheirinho.

Publicidade

Leia mais: 6 exemplos de como o crédito vai ficar mais caro

Como a inflação tem subido muito, o Banco Central está num processo de aumento dessa taxa básica de juros.

Publicidade

Nesta quarta-feira (22), o Banco Central aumentou a taxa pela quinta vez seguida, passando de 5,25% ao ano para 6,25% ao ano.

Leia também

Taxa de juros em alta, crédito mais caro na praça

Suponha que você ficou sem dinheiro para pagar uns boletos. Quando você vai pegar dinheiro emprestado, seja de um banco ou de um amigo, você sabe que terá de pagar uma determinada taxa de juros.

Publicidade

Como a taxa Selic é a taxa básica de juros da economia, se ela sobe, todas as demais taxas cobradas para empréstimos sobem também, já que os bancos vão ter de pagar mais para pegar dinheiro emprestado e, por consequência, também vão cobrar mais de quem pedir empréstimo.

Entenda os efeitos da taxa Selic em alta

No crédito:

Quando a taxa Selic sobe, a tendência é que os juros cobrados pelos bancos para emprestar dinheiro para consumidor e empresas também aumente, o que faz com que diminua a oferta de crédito.

Nas aplicações financeiras:

O rendimento das aplicações de renda fixa, como poupança, Tesouro Selic, LCI, CDB e fundos de renda fixa, também aumenta. Ou seja, o investidor ganha mais dinheiro para cada real que colocar nessas aplicações.

Como fica mais "fácil" ganhar dinheiro investindo em renda fixa, os investidores não precisam tomar tanto risco para ver seu capital crescer, e, com isso, pode desestimular investimentos na economia real como as empresas, seja na criação delas, seja no investimento em ações de empresas que estão listadas na Bolsa de Valores.

No consumo:

Como o custo do dinheiro fica mais caro, a tendência é que as pessoas gastem menos em compras e serviços.

Na inflação:

Se o consumo diminui, isso pode ajudar a conter a inflação, já que as pessoas estão gastando menos.

E quando a Selic cai?

Crédito:

Quando a taxa Selic cai, a tendência é que os juros cobrados pelos bancos para emprestar dinheiro para o consumidor e empresas fique menor, o que faz com que pessoas e empresas busquem mais crédito para consumir e também para investir em máquinas, equipamentos e crescimento das empresas.

Aplicações:

O rendimento das aplicações de renda fixa fica menor, e o investidor passa a ter de tomar mais risco para remunerar mais seu capital. Com isso, pode acontecer uma procura maior por ações na Bolsa e também por investimentos mais arrojados como fundos imobiliários e fundos multimercados, além de investimentos de renda fixa que tenham mais risco, como debêntures. Alguns também podem querer abrir seus próprios empreendimentos.

Consumo:

Como fica mais barato pegar dinheiro emprestado e a rentabilidade dos investimentos é menor, há uma tendência a aumentar o consumo.

Inflação:

Se o consumo aumentar demais, pode fazer com que a inflação também suba.

Fontes: Banco Central, Carlos Castro, diretor da Planejar e sócio da consultoria SuperRico e Caio Henrique Alberconi, planejador financeiro da consultoria Par Mais.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.