Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Bar de SP volta atrás após 'cancelar' estrogonofe por ser prato russo

Bar da Dona Onça tinha decidido retirar o prato do cardápio em protesto contra a invasão da Ucrânia pela Rússia

São Paulo|Do R7

Em março, a renda com o prato será revertida para um projeto social
Em março, a renda com o prato será revertida para um projeto social Em março, a renda com o prato será revertida para um projeto social

O Bar da Dona Onça voltou atrás na decisão de retirar o prato de estrogonofe do seu cardápio, medida anunciada em protesto contra a guerra iniciada pela Rússia na Ucrânia. Em nota, o estabelecimento afirmou que a nova medida atendeu a centenas de pedidos de clientes e que em março a renda obtida com o prato será revertida para o projeto social Pão do Povo da Rua. 

Nesta terça-feira (8), a decisão de suspender o estrogonofe, de origem russa, foi anunciada e viralizou nas redes sociais. A intenção era manter o prato fora do cardápio até que a Rússia desistisse da invasão da Ucrânia. 

Grande parte dos comentários condenou o estabelecimento, afirmando não haver relação entre a origem da comida e a guerra. Outros clientes também acusaram o restaurante de praticar xenofobia com a decisão.

O Bar da Dona Onça ainda anunciou que sua chef, Janaína Rueda, incluirá o prato em seus trabalhos sociais no centro da capital paulista, onde o bar está localizado. 

"Janaína dará continuidade ao seu trabalho de educação alimentar iniciado em 2015 no projeto Cozinheiros pela Educação, agora contando a história cultural desta receita tão popular na culinária brasileira aos moradores de rua da praça Princesa Isabel, onde o estrogonofe será servido às quartas-feiras", escreveu a assessoria do restaurante.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.