Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Capital paulista registra tarde mais quente do inverno, com temperatura superior a 30°C

Medição em Itaquera, zona leste, verificou a temperatura de 31,5°C. Metereologista culpa intenso bloqueio atmosférico

São Paulo|Geovanna Hora*, da Agência Record

De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo, esta sexta-feira (2) registrou a maior máxima média do inverno com 29,9°C. A maior absoluta ocorreu em Itaquera, zona leste com 31,5°C.

Anterior a esse valor, a maior máxima do inverno havia ocorrido em 27 de agosto, com 29,2°C de média na cidade. Já a maior máxima absoluta, aquela temperatura registrada em um único local, do inverno permanece a registrada em 23 de julho, com 31,6°C em Pirituba/Jaraguá, zona norte de São Paulo. 

O inverno começou em 21 de junho e termina em 22 de setembro. Até o momento, a estação tem transcorrido dentro do esperado, já que sua principal característica é o tempo frio e seco.

"O que ocorreu de atípico neste inverno, foi um julho muito seco e com temperatura muito acima do esperado", comenta o meteorologista Thomaz Garcia. "Isso aconteceu porque a formação de um intenso bloqueio atmosférico, massa de ar seco e quente, impediu a passagem das frentes frias, que no inverno é principal sistema produtor de chuva, e em sua retaguarda traz o ar frio de origem polar que reduz a temperatura", complementa Garcia.

Publicidade

No final de semana uma frente fria muda o tempo na cidade e traz chuvas que no geral serão de leve intensidade. Além disso, haverá acentuada queda de temperatura.

*Sob supervisão de Leticia Dauer

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.