Com mais uma queda na semana, nível do Cantareira chega a 11,4%
Governador Geraldo Alckmin anunciou que irá multar consumidores que desperdiçarem água
São Paulo|Do R7
O nível do Sistema Cantareira voltou a cair nesta sexta-feira (25) e atingiu novo recorde negativo. Com 11,4%, a marca é a menor já registrada desde o início das medições em 1974, segundo informações divulgadas no site da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). Nesta quinta-feira (24), o nível estava em 11,6% de capacidade dos reservatórios.
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), anunciou na última segunda-feira (21) que vai utilizar um terceiro manancial que abastece a Grande São Paulo para suprir a crise hídrica do Sistema Cantareira e confirmou que vai cobrar multa ainda neste semestre de quem aumentar o consumo de água.
Em pronunciamento feito no dia 9 de abril, Alckmin afirmou, pela primeira vez desde o início da crise hídrica, que a hipótese de um racionamento de água na Grande São Paulo não está totalmente descartada. O novo secretário de Saneamento e Recursos Hídricos de São Paulo, Mauro Arce, também reforçou a mudança de discurso do governo paulista e declarou que a crise da água é mais delicada que a de energia.
Leia mais notícias de São Paulo
Alckmin não admite racionamento, mas paulistas já sentem falta de água