Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Defesa Civil alerta para chuva forte em SP nos próximos dias; litoral norte pode ter até 250 mm

Também deve chover em regiões como a Baixada Santista, o Vale do Ribeira e a região metropolitana de São Paulo

São Paulo|Do R7

Pedestres com guarda-chuva na avenida Paulista
Pedestres com guarda-chuva na avenida Paulista Pedestres com guarda-chuva na avenida Paulista

A Defesa Civil do Estado de São Paulo divulgou um alerta para a possibilidade de chuva forte em algumas regiões entre sexta-feira (17) e domingo (19). O litoral norte, um dos destinos mais procurados pelos paulistas no Carnaval, poderá receber até 250 mm de precipitação.

Há previsão de chuvas intensas e contínuas, acompanhadas por descargas elétricas, fortes rajadas de vento e granizo.

A atenção volta-se também para as regiões de Baixada Santista, Serra da Mantiqueira, Vale do Ribeira e Itapeva, onde o acumulado pode chegar a 150 mm. Já na região de São José dos Campos, Barretos e Franca, devem chover 100 mm. Também chove em regiões como as de Araraquara, Campinas, Ribeirão Preto e Sorocaba, e na região metropolitana, onde estão previstos 80 mm.

De acordo com o meteorologista Willian Minhoto, a sexta-feira (17) será um dia típico de verão, ou seja, com calor e pancadas de chuva isoladas no período da tarde. A maior possibilidade de chuva será no sábado (18) e no domingo (19), quando a aproximação e a passagem de uma frente fria criarão condições para precipitações intensas, fortes, com momentos de temporal na faixa leste. A temperatura ficará mais amena nesse período.

Publicidade

Recomendações

Caso vá pegar a estrada, os cuidados com a segurança são indispensáveis na hora de dirigir e devem ser redobrados nesta época, devido às fortes chuvas. Verifique as boas condições do seu veículo, inclusive pneus e estepe. Em caso de chuva intensa, procure um lugar seguro para parar o carro. Não saia do veículo em caso de enxurrada. Mantenha uma distância segura do veículo à frente. Use farol baixo, reduza a velocidade gradativamente e não freie bruscamente. Em caso de aquaplanagem, mantenha o volante reto, pare de acelerar e não freie.

Se a diversão for em praias, rios, cachoeiras ou em bloquinhos, lembre-se de que locais abertos são mais propensos à queda de raios. Em cachoeiras, é comum a ocorrência da cabeça d’água, aquele fenômeno que provoca o aumento repentino do volume da água. A mudança de cor na água, que normalmente fica mais escura, e o surgimento de folhas, galhos e pedras rolando pelo rio são sinais de que isso vai ocorrer.

Para obter mais orientações sobre o que fazer antes, durante e depois do período de chuvas intensas e, também, em caso de outros tipos de desastre, a Defesa Civil mantém o aplicativo Alerta SP, disponível para download nos sistemas Android e IOS. Cadastre-se pelo SMS 40199 para receber os alertas e siga as redes sociais da Defesa Civil para ficar por dentro das orientações.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.