Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Grupo protesta contra corte em Passe Estudantil de SP

Prefeitura de São Paulo reduziu número de viagens permitidas para os jovens

São Paulo|Giorgia Cavicchioli, do R7

Estudantes realizam ato pacífico no centro de SP nesta quarta-feira
Estudantes realizam ato pacífico no centro de SP nesta quarta-feira Estudantes realizam ato pacífico no centro de SP nesta quarta-feira

Centenas de estudantes se reuniram na porta da Prefeitura de São Paulo nesta quarta-feira (12), por volta das 15h, para protestar contra o corte do Passe Livre Estudantil. No último dia 8, a prefeitura decidiu reduzir o número de viagens dos estudantes no transporte público de oito passagens que podiam ser usadas durante as 24 horas do dia para duas cotas de quatro viagens que devem ser usadas no intervalo de duas horas cada. A nova regra entrará em vigor a partir de 1 de agosto de 2017.

Os jovens representados por entidades estudantis e movimentos autônomos argumentaram que o corte prejudica o deslocamento dos estudantes que também precisam ter acesso à teatro, cinema, cursos e lazer. Segundo eles, tudo isso faz parte do aprendizado estudantil.

Durante o ato, os estudantes falavam, cantavam e recitavam poemas. Dez carros e agentes da GCM (Guarda Civil Metropolitana) protegiam a entrada da prefeitura. Além disso, foram instaladas grades em frente à porta.

Depois de suas intervenções, os estudantes fizeram uma assembleia para decidir para onde iriam caminhar. Ficou decidido que eles iriam para a Secretaria de Transporte, também na região central da cidade. 

De acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), os estudantes secundaristas começaram o ato em frente a Prefeitura de São Paulo, no Viaduto do Chá, passaram pelo Largo São Francisco e estão seguindo em direção a rua Rio Branco. A manifestação começou às 15h20. A Polícia Militar informou que o protesto é pacífico e não há estimativa da quantidade de pessoas presentes.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.