Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ponte aérea Rio-SP será a primeira com embarque biométrico facial no mundo, segundo a Infraero

Tecnologia dispensará cartões de embarque dos viajantes que partem de Congonhas e Santos Dumont e deve valer a partir do dia 25

São Paulo|Do R7, com informações da Agência Brasil

Processo de implantação da tecnologia já está em andamento nos dois aeroportos
Processo de implantação da tecnologia já está em andamento nos dois aeroportos Processo de implantação da tecnologia já está em andamento nos dois aeroportos

A ponte aérea Rio-São Paulo será a primeira do mundo com acesso biométrico do check-in ao embarque. A tecnologia dispensará a apresentação de cartões de embarque e documentos de identificação dos viajantes de voos domésticos que partem de Congonhas, em São Paulo, e do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. A previsão é que o serviço esteja disponível a partir do dia 25 deste mês.

De acordo com o Minfra (Ministério da Infraestrutura), o processo de implantação definitiva da tecnologia já está em andamento e acontece gradual e simultaneamente nos dois aeroportos, com previsão de conclusão neste mês. Quando a funcionalidade estiver disponível, os viajantes que estiverem em voos com embarque biométrico e optarem pelo uso da tecnologia só precisarão da imagem de seu rosto para fazer check-in e acessar salas de embarque e aeronaves.

“No caso de comissários de bordo e pilotos da aviação regular, a solução inclui o acesso a áreas restritas dos dois terminais aéreos. A iniciativa tem o objetivo de tornar mais eficiente, ágil e seguro o processamento de passageiros e tripulantes, tendo por premissa a segurança no tratamento e a proteção dos dados pessoais dos usuários contra uso indevido ou não autorizado”, explica o Minfra.

Leia também

Cada empresa aérea que opere em um dos dois terminais poderá adotar procedimentos próprios para o cadastramento biométrico e validação do passageiro na base governamental. Para utilizar o sistema neste momento, o usuário precisa apresentar documento biométrico válido (CNH digital ou título de eleitor digital); passagem aérea; e acesso ao canal de cadastramento e validação biométrica da companhia aérea.

Publicidade

Por meio do canal, no momento do check-in ou após a sua realização, o passageiro realizará a validação biométrica associada a seu voo. Ele deverá aceitar os termos da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), devendo fazê-lo a cada novo voo. Executada essa ação, de forma digital, e sendo validado o cadastro, o passageiro estará apto a usar o sistema biométrico para o respectivo voo.

A biometria facial será usada em duas etapas. Primeiro, no acesso à sala de embarque, onde os totens farão a leitura da face, consultarão a base do governo e verificarão o cadastro do passageiro e a existência do cartão de embarque válido, liberando a entrada. A segunda etapa ocorrerá no portão de embarque, no momento de ingresso na aeronave.

Publicidade

Durante a fase de testes, foi possível perceber que, com a biometria, o tempo médio do embarque caiu de 7,5 segundos para 5,4 segundos por passageiro. Isso significa que, com a biometria, será possível processar mais embarques no mesmo tempo do processamento atual, correspondendo a um ganho de 27%. Mas os viajantes poderão optar entre o sistema e os procedimentos tradicionais de check-in e embarque, que continuam disponíveis.

“Já testamos em seis mil embarques em sete grandes cidades do país, e isso permite que possamos dar passo em direção a essa tecnologia. Vai trazer mais segurança, confiabilidade, agilidade e eficiência na hora do embarque. Vai ser muito mais simples e prático. A partir do dia 25 todos poderão embarcar de forma facultativa utilizando a biometria na ponte área Rio-São Paulo. A imagem da face dos passageiros ficará guardada pela Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados)”, disse o ministro de Infraestrutura, Marcelo Sampaio.

Segundo ele, o sistema está instalado apenas nos aeroportos operados pela Infraero, mas o ministério tem feito um trabalho para incentivar os terminais privatizados a também utilizar o serviço. “Até o fim do ano teremos novos aeroportos entrando nessa tecnologia”, disse.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.