Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Comer duas xícaras de uva por dia aumenta a expectativa de vida

Resultados são de estudos conduzidos nos EUA, que encontraram efeitos 'surpreendentes' no consumo regular da fruta

Saúde|Do R7

Uvas foram associadas a redução de gordura no fígado
Uvas foram associadas a redução de gordura no fígado Uvas foram associadas a redução de gordura no fígado

Comer diariamente duas xícaras de uva foi associado a uma série de benefícios à saúde, sendo o principal deles o aumento da expectativa de vida. Os resultados são de estudos conduzidos pelo pesquisador John Pezzuto, da Universidade Ocidental da Nova Inglaterra, nos Estados Unidos.

Em indivíduos com dietas ricas em gorduras, algo comum nos países ocidentais, a ingestão de uvas seria capaz de reduzir o acúmulo de gordura no fígado, mostra um dos trabalhos publicado na revista científica Foods.

O trabalho foi conduzido em camundongos, mas Pezzuto diz que é possível extrapolar a previsão para humanos, o que significaria um ganho adicional de expectativa de vida entre quatro e cinco anos. 

Isso seria possível porque as uvas aumentaram os níveis de genes antioxidativos, que atuam no combate ao envelhecimento do nosso corpo, o que, para o autor, são achados “surpreendentes”.

Publicidade

O pesquisador também publicou outro trabalho, na revista Antioxidants, com evidências de que o consumo regular de uva alterou a expressão gênica do cérebro, com efeitos positivos no comportamento e na cognição.

Um terceiro estudo, conduzido por Jeffrey Idle e publicado na revista Food & Nutrition, também apresentou descobertas científicas na mesma direção e constatou ainda que as uvas alteram o metabolismo.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.