Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Comer uma xícara de morangos por dia colabora com a saúde do coração, aponta estudo

Cientistas descobriram que a fruta pode ajudar a diminuir a resistência à insulina e aumentar o 'colesterol bom' no organismo

Saúde|Do R7

Consumir uma xícara de morango também traz benefícios cardiometabólicos
Consumir uma xícara de morango também traz benefícios cardiometabólicos Consumir uma xícara de morango também traz benefícios cardiometabólicos (Punyada)

Uma pesquisa recente, apresentada no 9º Simpósio da Bienal de Benefícios do Morango para a Saúde (BHBS, na sigla em inglês), demonstrou que comer uma xícara de morangos — em torno de oito — por dia colabora com a saúde do coração e traz benefícios cardiometabólicos para o ser humano.

"O estudo 'Global Burden of Disease' mostrou que uma dieta pobre em frutas está entre os três principais fatores de risco para doenças cardiovasculares e diabetes. Para resolver a 'lacuna de frutas', precisamos aumentar a quantidade total de frutas consumidas, bem como a diversidade de frutas na dieta. O acúmulo de evidências na saúde cardiometabólica sugere que apenas uma xícara de morangos por dia pode mostrar efeitos benéficos", diz Britt Burton-Freeman, professora do Instituto de Tecnologia de Illinois, em comunicado.

Outras pesquisas já apontavam os benefícios cardiometabólicos do morango, como diminuição do colesterol total e do "ruim" (lipoproteína de baixa densidade), aumento do relaxamento e elasticidade vascular, diminuição da inflamação, do estresse oxidativo e da resistência à insulina — além de redução do açúcar no sangue.

Um estudo com 34 homens e mulheres com hipercolesterolemia moderada, feito no Instituto de Tecnologia de Illinois, também concluiu que a função vascular melhora de forma rápida após a ingestão de morango — em cerca de uma hora.

Publicidade

Para complementar esses achados, os cientistas fizeram uma pesquisa randomizada e controlada com 33 adultos obesos, em que eles consumiam, diariamente, duas xícaras e meia de morango. Essa iniciativa diminuiu significamente a resistência dos voluntários à insulina e aumentou o tamanho das partículas de "colesterol bom" (lipoproteína de alta densidade), em comparação com o grupo que não comeu a fruta.

"Nosso estudo apoia a hipótese de que o consumo de morango pode reduzir os riscos cardiometabólicos", disse o investigador principal, Arpita Basu. 

Publicidade

E acrescentou: "Além disso, acreditamos que essa evidência apoia o papel de morangos em uma abordagem de 'alimento como remédio' para a prevenção de diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares em adultos".

Por fim, os pesquisadores recordam que oito morangos cumprem o valor diário recomendado de vitamina C e fornecem diversos outros nutrientes e compostos bioativos benéficos à saúde, além de ser uma fruta versátil e saborosa.

Veja sete dicas para evitar intoxicação alimentar neste verão

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.