Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

OMS reduz tempo de isolamento recomendado a pacientes com Covid

Após a análise dos resultados de 12 estudos mundiais, o afastamento indicado foi de 13 para dez dias entre os infectados sintomáticos e de dez para cinco para os assintomáticos

Saúde|Da EFE

Janet Diaz anunciou uso de testes rápidos de antígeno para diminuir período de isolamento
Janet Diaz anunciou uso de testes rápidos de antígeno para diminuir período de isolamento Janet Diaz anunciou uso de testes rápidos de antígeno para diminuir período de isolamento

A OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou nesta sexta-feira (13) a redução do tempo de isolamento recomendado a pacientes infectados com Covid-19, tanto sintomáticos quanto assintomáticos. 

O período foi de 13 para dez dias para pessoas com sintomas e de dez para cinco para os que não têm sinais da doença. 

Além disso, no novo guia para o manejo clínico na pandemia, a OMS sugere o uso de testes rápidos de antígeno para diminuir o período de isolamento em até três dias, conforme apresentado em entrevista coletiva pela chefe do programa de resposta à Covid-19 da OMS, Janet Diaz.

As mudanças foram recomendadas após a análise dos resultados de 12 estudos com 2.799 pacientes, nos quais a redução do isolamento produziu um baixo aumento de casos graves que necessitaram de internação hospitalar (dois por mil no caso de pacientes assintomáticos, e 19 por mil naqueles que apresentaram sintomas).

Publicidade

"O esperado é que a maioria das pessoas prefira períodos mais curtos de isolamento e que isso tenha efeitos econômicos e sociais positivos", disse a especialista.

Na seção de terapias recomendadas, a única mudança é a expansão do uso recomendado do medicamento antiviral nirmatrelvir-ritonavir (comercializado pela Pfizer sob o nome de Paxlovid), cujo uso, a partir de agora, também é considerado uma opção para mulheres grávidas ou lactantes com Covid-19.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.