Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Pessoas com HIV perdem anticorpos contra a Covid mais rapidamente, mostra estudo

Pesquisa espanhola avaliou indivíduos com o vírus causador da Aids que tiveram a infecção e constatou queda da proteção após seis meses

Saúde|

Cientistas querem saber se pessoas com HIV vacinadas também perdem anticorpos mas rápido
Cientistas querem saber se pessoas com HIV vacinadas também perdem anticorpos mas rápido Cientistas querem saber se pessoas com HIV vacinadas também perdem anticorpos mas rápido

As pessoas que vivem com o vírus HIV são menos propensas a apresentar anticorpos séricos totais detectáveis ​​contra Sars-CoV-2 do que aquelas que não são imunossuprimidas devido à perda de anticorpos anti-S, os mais envolvidos na proteção contra o vírus causador da Covid-19.

A constatação foi feita por meio de um estudo da área de doenças infecciosas do Ciber (Ciberinfec), dependente do Instituto de Saúde Carlos 3º (Ministério da Ciência e Inovação da Espanha), liderado por Juan Macías, pesquisador do Hospital Virgen de Valme (Sevilha, sul de Espanha), e o Instituto de Biomedicina de Sevilha (IBiS), e que foi realizado seis meses depois de terem contraído a Covid-19, segundo um comunicado.

Para realizar esse estudo, todos os casos de Covid-19 em pessoas com HIV diagnosticados entre 8 de março de 2020 e 30 de março de 2021 (um total de 63) foram incluídos, assim como um grupo paralelo de 108 pacientes sem HIV que também tiveram Covid e foram tratados ambulatorialmente ou em emergências. 

Segundo Juan Macías, "até agora, havia dados limitados e controversos sobre a resposta imune em pessoas vivendo com HIV e sobre sua mortalidade, por isso era necessário ter dados que comparassem a cinética de anticorpos após a infecção natural por Sars-CoV -2 nesses pacientes e em pessoas sem HIV".

Publicidade

Após seis meses de acompanhamento, a proporção de pessoas vivendo com HIV com anticorpos séricos totais detectáveis ​​contra Sars-CoV-2 foi de 86%, enquanto no grupo de controle (sem HIV), havia sido de 98%. 

Além disso, os títulos de anticorpos anti-S foram significativamente mais baixos para esses indivíduos afetados pelo HIV.

Publicidade

Como explica o investigador da Ciberinfec, “as nossas análises mostram que a infecção pelo HIV esteve independentemente associada à persistência de anticorpos totais anti-Sars-COV-2 e aos níveis de anticorpos anti-S seis meses após a Covid-19”.

Esses resultados podem sugerir que as pessoas que vivem com HIV são mais sujeitas à reinfecção por coronavírus porque mostram que, seis meses depois, são menos propensas a apresentar anticorpos séricos totais detectáveis ​​​​do que pessoas sem HIV.

Publicidade

Da mesma forma, a concentração de anticorpos anti-S, aqueles com maior envolvimento na proteção contra infecção, é menor nesses pacientes.

A esse respeito, Juan A. Pineda, signatário do trabalho, sustenta que "embora tenha sido relatado que a resposta às vacinas é semelhante entre pessoas com HIV e pessoas saudáveis ​​no curto prazo, são necessários dados após um acompanhamento mais longo" e acrescenta que "se a cinética dos anticorpos plasmáticos após a vacinação refletir o que acontece na infecção natural, esses pacientes podem ter um risco maior de infecção apesar de estarem vacinados, portanto, doses de reforço e acompanhamento são recomendados mais prolongados".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.