Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Queiroga: 'Se inventar esquema, vai ter de conseguir as próprias doses'

Ministro diz que municípios que não seguirem cronograma do PNI não receberão doses antecipadas para adolescentes e reforço

Saúde|Do R7

Marcelo Queiroga não garante doses para cidades que não seguirem PNI
Marcelo Queiroga não garante doses para cidades que não seguirem PNI Marcelo Queiroga não garante doses para cidades que não seguirem PNI

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, reafirmou em entrevista na saída do Ministério, na noite da última terça-feira (24), a necessidade de os municípios respeitarem o cronograma estabelecido pelo PNI (Programa Nacional de Imunizações), no caso da aplicação de doses de reforço contra a covid-19 e na imunização de adolescentes sem comorbidade. Ele não garantiu a entrega de doses às cidades que não seguirem as datas estabelecidas pelo PNI. 

"É importante que defendamos a soberania do PNI. Se cada um 5.580 prefeitos do Brasil quiser inventar um esquema próprio, ele vai ter de conseguir suas próprias doses. O Ministério da Saúde não tem compromisso de fornecer doses para completar esquemas e cronogramos que não foram definidos pelo PNI", afirmou.

"Por exemplo, estamos indicando a vacinação de adolescentes com comorbidades e vamos entregar quantitativo para esse público. É importante valorizar o PNI, porque as decisão são tomadas em conjunto com Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde) e a Câmara Técnica Assessora de Imunização Covid-19 (CETAI) do ministério", acrescentou Queiroga.

O Ministério da Saúde confirmou a aplicação da dose de reforço a partir da segunda quinzena de setembro para idosos acima dos 80 anos e imunossuprimidos (pessoas com problema no sistema imunológicos, que podem ser após transplantes recentemente, câncer, queimaduras graves, etc), para quem tomou a segunda dose há mais de 28 dias, e para idosos acima dos 70, imunizados há mais de seis meses. 

A prefeitura do Rio de Janeiro afirmou, nesta quarta-feira, que começará a aplicação da terceira dose a partir de 1º de setembro. Além do Espírito Santo que também pretende começar antes da previsão do PNI. São Paulo anunciou que 3ª dose comecará a ser aplicada a partir de 6 de setembro. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.