Vermes minúsculos se mostram capazes de detectar câncer de pâncreas precocemente
Parasitas 'nadam' para longe das amostras da doença e conseguem identificar sinais da condição em estágio inicial
Saúde|Do R7
Vermes minúsculos aparentemente podem farejar o câncer de pâncreas. A empresa de biotecnologia japonesa Hirotsu Bio Science diz que desenvolveu o primeiro teste de triagem precoce do mundo para a doença.
Essas criaturas – conhecidas cientificamente como C. elegans – pertencem a uma família de nematóides. "Seus narizes são muito mais poderosos do que cães", diz o CEO e fundador da Hirotsu Bio Science, Takaaki Hirotsu.
Isso faz do pequeno animal uma ferramenta de diagnóstico potente, pois eles podem seguir seu nariz em direção às células cancerígenas. Hirotsu pesquisa os minúsculos vermes há 28 anos.
Leia também
"O câncer de pâncreas praticamente não pode ser detectado em estágio inicial, e não há testes para detectar câncer de pâncreas em estágio muito inicial em qualquer lugar do mundo", conta Hirotsu.
"O que é muito importante com a detecção precoce do câncer e desses tipos de doenças é ser capaz de detectar quantidades mínimas. E quando se trata disso, acho que as máquinas não têm chance contra as capacidades que os organismos vivos têm. Existem vários tipos de testes de câncer usando métodos diferentes em todo o mundo, mas nenhum tem um método que use recursos de organismos vivos", acrescenta o CEO.
A Hirotsu Bio lançou seu primeiro teste N-NOSE Pancreas diretamente aos consumidores no Japão em janeiro de 2020. Os usuários enviam uma amostra de urina para um laboratório onde é colocada em uma placa de petri com os nematóides.
A empresa disse que o teste tem a capacidade de dizer se os usuários têm alto risco de câncer ou não. Cerca de 250.000 pessoas fizeram o teste original, com cerca de 5% a 6% obtendo leituras de alto risco.
Em novembro de 2022, a Hirotsu Bio lançou uma nova versão do teste, ajustando o código genético dos nematóides para que eles nadem para longe das amostras de câncer pancreático.
O kit de teste de pâncreas custa até 70.000 ienes – ou cerca de R$ 2.596. A empresa espera levar o teste para os Estados Unidos até 2023.
Nos próximos anos, espera lançar testes direcionados para câncer de fígado, bem como câncer cervical e de mama.
Alguns médicos criticaram a abordagem direta da Hirotsu Bio aos consumidores e duvidaram da utilidade médica dos resultados. A empresa responde que a precisão do N-NOSE se destaca bem em relação a outros testes de diagnóstico e destinam-se a ser ferramentas de triagem precoce que podem orientar os pacientes para testes adicionais e tratamento mais cedo.
Veja os sete cuidados com a saúde do adolescente que merecem atenção especial dos pais