Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Alexa: novo recurso da assistente virtual da Amazon imitará voz de pessoas mortas

Função foi apresentada com o exemplo de uma avó que conta histórias de dormir para o neto mesmo depois de falecida

Tecnologia e Ciência|Do R7, com informações da Reuters

Amazon não divulgou quais dispositivos receberão a atualização
Amazon não divulgou quais dispositivos receberão a atualização Amazon não divulgou quais dispositivos receberão a atualização

A Amazon apresentou na última quarta-feira (22) novidades para diferentes produtos da empresa durante a conferência re:MARS, em Las Vegas, nos EUA. O recurso divulgado que mais ganhou destaque foi a possibilidade de configurar a Alexa — assistente virtual da empresa — com a voz de qualquer pessoa, até de mortos.

A empresa, inclusive, usou este exemplo para apresentar a nova funcionalidade. Na história exibida durante o evento, uma avó falecida lê uma história de ninar para o neto. "Alexa, a vovó pode terminar de ler o Mágico de Oz?". Um momento depois, a Alexa confirmou o comando e mudou de voz. A assistente falou suavemente, menos robótica, ostensivamente soando como a avó do indivíduo na vida real.

O vice-presidente sênior e cientista-chefe da Alexa na Amazon, Rohit Prasad, foi o responsável por revelar a novidade, que segundo a empresa pode ser configurada com alta qualidade usando apenas um minuto de áudio da pessoa que dará voz à assistente virtual.

“Isso exigiu invenções em que tivemos que aprender a produzir uma voz de alta qualidade com menos de um minuto de gravação versus horas de gravação no estúdio. A maneira como fizemos isso acontecer foi enquadrando o problema como uma tarefa de conversão de voz e não como um caminho de geração de fala”, contou Prasad.

Apesar da breve apresentação da nova funcionalidade da Alexa, a Amazon não divulgou quando será disponibilizada a atualização para os usuários. A empresa também não esclareceu quais produtos da marca receberão a novidade.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.