Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Apple é multada em R$ 100 milhões pelo TJ-SP por vender iPhone sem carregador

Empresa alegou preocupações ambientais para vender os aparelhos sem o carregador e disse que vai recorrer da decisão

Tecnologia e Ciência|

Empresa alegou preocupações ambientais para interromper venda de aparelhos com carregador
Empresa alegou preocupações ambientais para interromper venda de aparelhos com carregador Empresa alegou preocupações ambientais para interromper venda de aparelhos com carregador

O TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) multou a Apple no Brasil em R$ 100 milhões, em decisão que também obriga a empresa a vender celulares com carregador no país.

A ação civil pública foi movida pela ABMCC (Associação Brasileira dos Mutuários, Consumidores e Contribuintes), que argumenta no processo que a retirada do carregador, essencial para o funcionamento do produto, faz com que ocorra uma venda casada às avessas, "o que é prática abusiva a ser reprimida".

Procurada pela Reuters, a Apple disse que vai recorrer.

A empresa deixou de incluir o adaptador de carregador de energia em todos os seus celulares em outubro de 2020, citando preocupação ambiental e estímulo ao consumo sustentável.

Publicidade

"É evidente que, sob a justificativa de uma 'iniciativa verde', impõe a requerida (Apple) ao consumidor a necessária aquisição de adaptadores que antes eram fornecidos juntamente com o produto", afirma a decisão do TJSP.

"Tem-se caso evidente de venda casada, ainda que às avessas, pois não se vende o produto mediante a aquisição do outro, o que, na prática, é o mesmo, somente se pode utilizar o produto se se adquirir o outro", acrescenta.

Publicidade

O tribunal ainda afirma que, ao se invocar a defesa do meio ambiente para tal medida, a Apple demonstra "evidente má-fé, a ensejar quase que uma propaganda enganosa, o que se revela, também, uma prática abusiva".

Além da multa e da obrigatoriedade da venda seus aparelhos com carregador e adaptador compatíveis, a empresa também terá que ressarcir consumidores afetados pela mudança, fornecendo adaptadores de energia USB-C.

LEIA ABAIXO: Saiba o que esperar do iPhone 14, lançado pela empresa

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.